Dispêndio Energético em Dança e Nutrição
22 Março 2022, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
-Os estudos pioneiros de Cohen. et al (1982) e de Schantz & Astrand (1984) na caracterização das variáveis fisiológicas do treino em dança. Caracterização do dispêndio energético. Os dados dos compendiums (ACSM). Intensidade e duração das atividades da dança: aulas, ensaios e espetáculos. Caracterização em METs, de um ensaio da CNB, análise de 4 coreografias em situação de ensaio e de performance, comparando duas intérpretes diferentes. Análise do gasto energético em aulas de Moderno, Contemporâneo, Hip-Hop, Danças Latinas, Composição Coreográfica. Relação do dispêndio energético obtido pelo sensewear e os dados da análise do movimento (número de ações por minuto, tipo de apoio das ações motoras utilizadas). A questão do nível técnico e o gasto energético. Comparação do dispêndio em situações de aula, ensaio e de performance.
- Nutrição e dispêndio energético. Revisão dos conceitos básicos: pirâmide da orientação alimentar. Macro e micronutrientes. Requisitos energéticos do treino em dança, em diferentes formas de dança e diferentes contextos (aulas, ensaios e performances). Gasto energético para além da actividade física: metabolismo basal, regulação da temperatura corporal, efeito termogénico da digestão. Apresentação de estudos sobre a composição corporal dos bailarinos e hábitos alimentares. Problemas frequentes na nutrição dos bailarinos: a restrição calórica crónica, o desequilíbrio nos macronutrientes, a insuficiência de alguns micronutrientes e a questão da hidratação. Controlo do peso: intensidade e duração do exercício e do aporte calórico. A questão do balanço energético. Desordens alimentares e comportamentos desviantes. A alimentação em situações específicas (dias de espetáculo e viagens). A alimentação antes e depois de um episódio de stress (espetáculos, ensaios e aulas). O índice glicémico como indicador do tipo de glúcidos (açucares lentos e rápidos) e sua associação com esses episódios.
Bibliografia:
- Chmelar, R. D. & Fitt, S. S. (1990). Diet for dancers: a Complete Guide to Nutrition and Weight Control. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.
- Cohen, J.L., Segal, K.R., Witriol, & MacArdle, W.D. (1982). Cardiorespiratory responses to ballet exercise and the VO2max of elite ballet dancers. Medicine Science of Sports Exercise,14(3):212-217.
- Mastin, Z. (2009). Nutrition for the Dancer. Alton, Hampshire: Dance Books Lda.
- Schantz, P.G., Astrand, P.O. (1984). Physiological characteristics of classical ballet. Medicine Science of Sports Exercise,16(5):472-476.
- Pereira, F. & Rodrigues, L.X. (2007). Monitoring energy expenditure in dance, motor actions, and lifestyle. Journal of Dance Medicine & Science, 11, 1, 15.
- Xarez, L., Pereira, F., & Mendonça, G. (2009). Monitoring work and rest during performance and life-style: a study case with a principal ballet dancer. International Symposium on Performance Science, Auckland, New Zealand, p. 537-542.
- Xarez, L. (2009). Dance Training: the art and the science of finding balance between work and rest.Conference Proceedings of the 19th Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science),The Hague, Holanda, p.100-101.
- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 6 e 7).