Dispêndio Energético em Dança
9 Março 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Os
estudos pioneiros de Cohen. et al
(1982) e de Schantz & Astrand (1984) na caracterização das variáveis
fisiológicas do treino em dança. Caracterização do dispêndio energético. Os
dados dos compendiums (ACSM).
Intensidade e duração das atividades da dança: aulas, ensaios e espetáculos.
Caracterização em METs, de um ensaio da CNB, análise de 4 coreografias em
situação de ensaio e de performance, comparando duas intérpretes diferentes.
Análise do gasto energético em aulas de Moderno, Contemporâneo, Hip-Hop, Danças
Latinas, Composição Coreográfica. Relação do dispêndio energético obtido pelo sensewear armband e os dados da análise
do movimento (número de ações por minuto, tipo de apoio das ações motoras
utilizadas). A questão do nível técnico e o gasto energético. Comparação do
dispêndio em situações de aula, ensaio e de performance.
Bibliografia:
-
Cohen, J.L., Segal, K.R., Witriol, & MacArdle, W.D. (1982).
Cardiorespiratory responses to ballet exercise and the VO2max of elite ballet
dancers. Medicine Science of Sports
Exercise,14(3):212-217.
- Schantz, P.G., Astrand, P.O. (1984). Physiological characteristics of classical ballet. Medicine Science of Sports Exercise,16(5):472-476.
- Pereira, F. & Rodrigues, L.X. (2007). Monitoring energy expenditure in dance, motor actions, and lifestyle. Journal of Dance Medicine & Science, 11, 1, 15.
- Xarez, L., Pereira, F., & Mendonça, G. (2009). Monitoring work and rest during performance and life-style: a study case with a principal ballet dancer. International Symposium on Performance Science, Auckland, New Zealand, p. 537-542.
- Xarez, L. (2009). Dance Training: the art and the science of finding balance between work and rest. Conference Proceedings of the 19th Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science),The Hague, Holanda, p.100-101.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 6).