Flexibilidade para Dançar
9 Abril 2018, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Teoria
e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre
flexibilidade e alongamento. Factores
que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e
hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não
elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade
física. Temperatura e efeitos do warm-up.
Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta
capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF.
Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a
dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).
Bibliografia:
-
Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal
of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.
- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.
- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.
- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.
- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).