Flexibilidade para Dançar

9 Abril 2018, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre flexibilidade e alongamento. Factores que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física. Temperatura e efeitos do warm-up. Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF. Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a dança (en dehors, cou-de-pied, cambré).

Bibliografia:
- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17.

- Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23.

- DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158

- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.

- McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).