Introdução e Princípios do Treino

5 Fevereiro 2018, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Enquadramento da disciplina no plano de estudos da licenciatura. Objectivos, organização e avaliação. Introdução genérica ao treino em dança. Temáticas pertinentes e estudos realizados. O treino como um processo adaptativo complexo: a noção de treino. Factores que influenciam a prática regular e sistemática de uma atividade de dançar. Estados e fases fundamentais do processo de adaptação. Noção de carga de treino. Noção de carga óptima. Noção de fadiga como função da carga. A recuperação. A necessidade das ciências do treino para a prevenção de lesões e a melhoria da performance. Os tipos de conhecimento (científico, técnico, empírico, etc.) e a realidade do treino em dança. Os componentes do treino em dança (técnico, físico, coreográfico, psicológico, biológico e teórico). A noção de supercompensação na avaliação da capacidade funcional. Relação entre fadiga e recuperação. Homeostasia. Efeitos da aplicação dos estímulos do treino. Efeito nulo (intervalo demasiado grande), negativo (intervalo demasiado curto) e positivo (intervalo adequado). Princípios fundamentais do treino físico: progressão, especificidade, individualização, periodização (forte/leve), reversibilidade. A necessidade de equilíbrio entre as cargas e a sua recuperação. A noção de overreaching (melhoria da performance) versus undertraining (sem alterações na performance) e overtraining (decréscimo da performance). Apresentação de alguns exemplos de situações no domínio da dança (work–to-rest ratio).

Bibliografia:

- Programa da disciplina.

- American Ballet Theatre (2008). The Healthy Dancer: ABT Guidelines for Dancer Health. New York: ABT.

- Clarkson, P. M. & Skrinar, M. (1988). Science of Dance Training. Champaign, Illinois: Human Kinetics. (Dan271BibliotecaFMH)

- Hamilton, L.H. (2008). The Dancer’s Way: The New York City Ballet Guide to Mind, Body, and Nutrition. New York: St. Martin’s.

-Wilmore, J., Costill, D. & Kenney, L. (2008). Physiology of Sport and Exercise. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Xarez, L. (2009). Dance Training: the art and the science of finding balance between work and rest. Proceedings of the Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science),The Hague, Holanda, p.100-101.

- Xarez, L., Pereira, F., & Mendonça, G. (2009). Monitoring work and rest during performance and life-style: a study case with a principal ballet dancer. International Symposium on Performance Science, Auckland, New Zealand, p. 537-542.

- Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 1 e 2).