Sumários

Organização e Controlo do Projeto

3 Novembro 2021, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aspetos Organizacionais do Projeto

- Seleção da forma organizacional do projeto.

- Organização tradicional versus organização matricial e formas híbridas de organização.

- Coordenação dos diversos componentes do projeto.

- Prática de chefia: visão, envolvimento e persistência na resolução dos problemas.

- Delimitação das responsabilidade e poderes dos participantes. - Hierarquia e liderança centrada na ação.

- Exemplos práticos de situações que exigem um determinado tipo de organização relativamente a outro e estilos de liderança apropriados a determinadas situações (normais, de conflito ou de crise).


Controlo do Projeto

- Conceito de Controlo e o planeamento como quadro referente.

- A referência aos objectivos e finalidades.

- Sistemas de feedback e Níveis de Controlo.

– Ações de comparar, ajustar e verificar.

- Controlo direto e indireto. Controlo dos tempos, custos e qualidade do projeto. Verificação das variações de custo, tempo e conteúdo.

- Coordenação das ações de controlo. Análise dos desvios. Ações corretivas.

- Aferição (re-aferição) de alvos e objectivos.

- Execução de problemas.

- Pontos fundamentais de um relatório.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.




Orçamento do Projeto

27 Outubro 2021, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A elaboração do orçamento do projeto. A recolha de informação: método analítico e método com base na informação do passado. A importância crescente das bases de dados.

- Estimação de custos referenciados a tempos e recursos.

- Definição do sistema de contas, registo e arquivo contabilísticos.

- Formas de financiamento das despesas de projeto: capital próprio, capital alheio e formas híbridas.

- Orçamento global e orçamento por atividade.

- Treino das diversas funções do Microsoft Project aprendidas nas aulas anteriores, a partir da introdução dados de cada projeto.

- As categorias relacionadas com os custos do projeto: valor hora, hora extraordinária, custo por uso.

- As relações com as tarefas e os calendários dos recursos.

- Alguns exemplos.


Bibliografia:

- Cohen, D. & Graham, R. (2002). Gestão de Projetos: MBA Executivo. Rio de Janeiro: Editora Campus Lda.

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.

- Phillips, J. (2004). Project Management Professional. Rio de Janeiro: Elsevier editora Lda.

- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013: depressa e bem. Lisboa: FCA, Editora de Informática.


Gestor de Projeto

20 Outubro 2021, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Gestor de Projeto

- As diversas funções de um gestor de projeto: preparar, planear, organizar, liderar, controlar.

- Realização dos objectivos, elaboração dos planeamentos (tempos, recursos e financeiro), tomada de decisões, chefia da equipa, resolução dos conflitos, controlo e apresentação de relatórios.

- Qualidades e atributos de um bom gestor de projetos.

- Diferenças entre gestores hierárquicos e gestores de projeto. Estilos de gestão e sua relação com modelos organizacionais.


Conceitos básicos na utilização do software

- Criar e organizar um projeto: a WBS como elemento central na estruturação dos tempos, custos e recursos.

- Atividade, tarefa e subtarefa. Utilização de Indent e Outdent para organizar a WBS.

- Relação entre tarefas. Dependências. Relação simples Fim-Início.

- Afectação de recursos e associações entre recursos e tarefas.

- Duração das tarefas.

- Introdução de dados na tabela (mapa de Gantt). Apagar dados, mover linhas (tarefas). Inserir ou alterar informação.

- Outras vistas disponíveis: calendários, gráficos de PERT, tabelas de recursos e de custos e outras possibilidades.

- Treino das funções através de exemplos projetados.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.

- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013: depressa e bem. Lisboa: FCA, Editora de Informática.


Planeamento Geral do Projeto

13 Outubro 2021, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Planeamento Geral

- Finalidades e objectivos a atingir. Definição do PWS.

- Conteúdos técnicos: especificações a respeitar. Qualidade e operacionalização dos objectivos.

- Restrições de meios, tempos, custos, etc.

- Construção de organigramas a partir da listagem de tarefas, atividades e sua duração. Gráficos de Gantt e PERT.

- Elaboração do documento básico do projeto – plano diretor - e sua articulação e decomposição em instrumentos mais específicos de planeamento: orçamento, recursos e tempos.


Planeamento dos Tempos e Atividades

- A lista das tarefas e a duração das tarefas. A construção da WBS.

- Dos gráficos de Gantt às redes PERT/CPM.

- Avaliação e unidades de medida que permitam o controlo da execução.

- Identificação de dependências e sua representação gráfica.

- Noção de espaço de flutuação (folga) e de via crítica. Tipos de folga: total, livre, independente. Determinação do caminho crítico e execução de problemas.

- Atribuição de meios e designação de responsabilidades.

- A data “mais cedo” e a data “mais tarde” para início de cada atividade.

- Fórmula baseada no tempo optimista, tempo médio e tempo pessimista, previstos para a duração das tarefas.


Bibliografia:

- Cleveland, D. L. & Ireland, L. R. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso.

- Heldman, K. (2002). Gerência de projectos. Rio de Janeiro: Campos.

- Lewis. J. (1992). Planificação, Programação e Controlo de Projectos. Mem Martins: Edições CETOP.

- Miguel, A. (2005). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa: FCA, Editora de Informática.

- Roldão, V. (2000). Gestão de Projetos: Uma Perspectiva Integrada. Lisboa: Monitor, Projetos e Edições Lda.

Vallet, G. (sd). Técnicas de Planificação de Projectos. Porto: Rés Editora, Lda.



Ciclo de Vida de um Projeto

6 Outubro 2021, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Ciclo de vida de um projeto:

- Delimitação temporal (início e fim) e faseamento genérico (processos de preparação, planeamento, implementação, conclusão e balanço).

- A definição do projeto (o quê) e a estrutura do seu produto (PBS).

- A formulação do design do projeto (quando, como, quanto, etc.) e a fase de avaliação do projeto. Proposta, negociação e contrato.

- Planeamento e implementação. Conteúdo e simulações. Desenvolvimento e aplicações. Controlo das diferentes componentes.

- Finalização e balanço de um projeto. Análise post-mortem e relatórios.

Suporte Informático à Gestão de Projetos:

- Os diversos programas que existem no mercado.

- Conceitos básicos do Microsoft Project.

- Definição das tarefas a cumprir nas sessões práticas e dos modelos a desenvolver nos trabalhos de projeto.

- Alguns exemplos a partir de modelos/templates existentes.