Níveis de incidência em textos de Crítica de Dança

17 Fevereiro 2017, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Níveis de incidência em textos de Crítica de Dança

Organização do texto crítico. Contributos de modelos disciplinares oriundos das ciências de comunicação, da semiologia, da antropologia e dos estudos culturais, e da psicologia e da psicanálise.

Noções semiológicas de contexto, para-texto, texto e subtexto.

O atraso da reflexão ensaística sobre a dança e sua relação da estatuto artístico recente da dança. Relação deste aspecto com  o surgimento tardio das técnicas de registo: da notação às tecnologias digitais.

Apresentação de trabalho voluntário individual, pela discente Inês Dias

 

 

Bibliografia

Adshead, J.(1988)  Dance analysis, Londres, Dance Books

Moore, Carol-L. e (1988) Beyond words - Movement Observation and Analysis N.York, Gordon and Breach

Preston-Dunlop, V.(1998)  Looking at Dances, Londres, VERVE

Ribeiro, A.P.R. (1997) Corpo a Corpo, possibilidades e Limites da Crítica, Lisboa, Cosmos

Spiegel, J. e col (1974) Messages of the body,  N.York, Free Press

Zelinger, Jacob (1979) “Semiotics and theatre Dance" in New Directions in Dance, Pergamon Press