Programa

Opção II.A - Intervenção Precoce na Promoção da Resiliência

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação

Programa

Nesta unidade curricular definiremos o conceito de Intervenção Precoce, bem como as teorias e modelos que apoiam as práticas recomendadas. Analisaremos também as bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil, questões relacionadas com a plasticidade cerebral e períodos críticos ou sensíveis que justificam a importância do rastreio e intervenção precoce, enfatizando as dimensões da prevenção e capacitação. Serão apresentadas políticas, modelos e sistemas de serviços para intervenções precoces, internacionais e nacionais, bem programas de intervenção com os pais e família com base no conceito de parentalidade positiva. Tópicos: * Neurociências e desenvolvimento inicial * Rastreio precoce do desenvolvimento infantil * Práticas recomendadas em intervenção precoce * Políticas, serviços e sistemas em Intervenção Precoce - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância em Portugal - Lei 281/2009 * Modelos de prevenção e intervenção precoce centrados na parentalidade positiva