Métodos de Ensino e Avaliações

Nesta unidade as seguintes metodologias serão utilizadas: • Aulas teóricas com exposição e discussão em dinâmicas de grupo • Aulas teórico práticas organizadas com apresentações de casos clínicos (preferencialmente com psicomotricistas atuando em contextos de saúde mental) com posterior discussão face à avaliação psicomotora, opções metodológicas e simulacro de situações da prática de avaliação e intervenção. Os alunos serão envolvidos num processo de reflexão crítica constante mediante a tomada de decisãoface a casos clínicos e programas de intervenção apresentados, nomeadamente analisando os processos de avaliação, a intencionalidade terapêutica, estratégias, resultados esperados da intervenção psicomotora e sua relevância no conjunto de ações integradas em saúde mental tendo como base as evidências atualmente disponíveis bem como a experiência de profissionais da área. • Acompanhamento e monitorização da preparação de portefólio Esta unidade curricular será avaliada através de um portefólio que inclui: • Portefólio composto (7000 palavras) composto por: • Reflexões de aprendizagem de cada tópico (30%) (2000 palavras) • Trabalho de desenvolvimento temático (40%) (3000 palavras) • Análise e discussão de caso clínico (30%) (2000 palavras) Obtêm aprovação na avaliação contínua os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores, e com pelo menos 2/3 de presenças no total das aulas teórico-práticas A avaliação final, realizada pelos alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua, será composta por exame escrito onde a classificação obtida corresponde a 100% da nota final.