Programa

Marketing do Desporto

Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto

Programa

1.Conceitos de marketing do desporto;Ambiente económico e social e gestão estratégica;Organizações do desporto, praticantes, espectadores, famílias e concorrência;Marketing do desporto;Desporto na óptica do marketing 2. Comportamentos de consumo de desporto;Variáveis individuais, de grupo e culturais;Processo de decisão face à prática desportiva e ao espectáculo desportivo;A oferta desportiva 3.Visão estratégica de marketing do desporto;Definir o(s) segmento(s)-alvo;Desenvolver o posicionamento; 4.Qualidade como factor estratégico do desporto Gestão de marketing e qualidade;Conceito qualidade no desporto;Implicações da qualidade na gestão do desporto 5.Marketing-mix de desporto;Ciclo de vida dos desportos e o desenvolvimento de novas práticas;Determinação do preço:o social e o económico;Instalações artificiais, naturais e semi-naturais;O mix da comunicação;Patrocínios ;Avaliação e controlo do marketing mix 6.Plano de marketing;Análise da situação;Opções e recomendações;Avaliação