Programa

Marketing do Desporto

Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde

Programa

1. Conceitos de marketing do desporto; Ambiente económico e social e gestão estratégica; Organizações do desporto, praticantes, espectadores, famílias e concorrência; Marketing do desporto; Desporto na óptica do marketing. 2. Comportamentos de consumo de desporto; Variáveis individuais, de grupo e culturais; Processo de decisão face à prática desportiva e ao espectáculo desportivo; A oferta desportiva. 3. Visão estratégica de marketing do desporto; Definir o(s) segmento(s)-alvo; Desenvolver o posicionamento.4. Qualidade como fator estratégico do desporto; Gestão de marketing e qualidade; Conceito de qualidade no desporto; Implicações da qualidade na gestão do desporto. 5. Marketing-mix de desporto; Ciclo de vida dos desportos e o desenvolvimento de novas práticas; Determinação do preço: o social e o económico; Instalações artificiais, naturais e semi-naturais; O mix da comunicação; Patrocínios; Avaliação e controlo do marketing-mix. 6. Plano de marketing; Análise da situação; Opções e recomendações; Avaliação.