Programa

Metodologia do Ensino da Dança

Licenciatura Bolonha em Dança

Programa

O modelo misto de aprendizagem da dança e do movimento expressivo, por objetivos e por projeto. A aprendizagem centrada no aluno. A pedagogia de projeto: o problema, a preparação/produção, a execução e a apreciação/divulgação. A pedagogia por objetivos: definição de objetivos, métodos e avaliação pedagógica. Da pedagogia do conteúdo à pedagogia da aprendizagem. O papel do aluno. O papel do professor. Os métodos ativos, as estratégias, os estilos de ensino na aprendizagem dos alunos. A prática pedagógica. População-alvo, objetivos, conteúdos/atividades e avaliação. O plano de aula: fases da aula, objetivos, atividades, estratégias, recursos, progressões nas atividades e o comportamento do professor. Os relatórios das sessões. Relação com o plano de aula, com a planificação, com os imprevistos e com as aulas posteriores. A avaliação da intervenção pedagógica: diagnóstica, formativa, sumativa e prognóstica. A avaliação da eficácia e adequação da ação educativa.