Estilos e estratégias de ensino-aprendizagem de dança
15 Fevereiro 2019, 10:30 • Maria João Alves
Modelos / Estilos de Ensino / estratégias de aprendizagem de dança em contextos educativos.
Apresentação de conceitos, relacionados com o ensino de dança, intervenção didática, técnica de ensino e estilo de ensino. Os estilos de Ensino de acordo com Mosston e aplicados ao ensino da dança (Gibbons (2007): comando, tarefa, autoavaliação, inclusão, recíproco, auto ensino, descoberta convergente, programa individual, produção divergente, iniciado pelo aluno, descoberta guiada. Exercício de consolidação, através da apresentação em pequenos grupos dos estilos Tarefa, Recíproco, Descoberta Convergente e Descoberta Convergente e posterior discussão/clarificação acerca de exemplo vídeo. A investigação sobre o espectro dos estilos de Ensino: a síntese efetuada por Byra (2006), sobre os resultados dos estudos relativos aos estilos de ensino por produção. Eficácia da intervenção pedagógica. O conceito de “professor de dança eficaz”. Comportamentos do professor suscitáveis de favorecer melhores resultados nos alunos, segundo Rosenshine & Furst (1971): Clareza, Plasticidade, Concentração na tarefa, crítica, ensino indireto, tempo de prática, estruturação, questionamento e diagnóstico. As qualidades importantes num professor de técnica de dança (Schlaich & Dupont, 1993). As qualidades importantes no professor de dança para crianças (Joyce, 1984). Reflexão de como tornar a ação educativa eficaz (Altet, 1999).
Continuação / melhoramento da TF1 com o apoio da aula - estilos de ensino.