Estratégias de ensino
6 Março 2019, 14:00 • Maria João Alves
As Estratégias de ensino.
Estratégias de gestão e de instrução.Estratégias de gestão:preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos,maximização da segurança, revisão e encerramento.Estratégias de instrução: estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem(comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção declima de aula positivo, controlo); apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs.demonstração, recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback– tipos e dimensões, transição entre tarefas); e seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de tarefas de dança, aprática globa vs. a prática analítica, actividades de apendizagem segundo osdomínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações intratarefa).
Bibliografia:
Cadopi, M. (2001). La motricité du danseur: approches cognitive et développementale. In S. Faure, C. Assaïante, M. Cadopi, M. Coltice, M. Lord, & P.-E. Sorignet (Eds.), Un état des lieux de la recherche sur les apprentissages et les motricités de la danse chorégraphiée. Rapport de recherche pour la synthèse “Développement et apprentissage des activités et perceptions artistiques ”, Ministère de la Recherche. Recuperado a 22 de Fevereiro de 2006, de http://www.cognitique.org/gabarit.php?action=affiche_element&id_element=134&origine=t_publication_tematice
Chamberlin, C., & Lee, T. (1993). Arranging practice conditions and designing instruction. In R. Singer, M. Murphey, & K. Tennant (Eds.), Handbook of research on sport psychology (pp. 213-241). New York: Macmillan Publishing Company.
Lee, T.D., Chamberlin, C.J., & Hodges, N. (2001). Arranging practice conditions and designing instruction. In R.N. Singer, H.A. Hausenblas, & C. Janelle (Eds.), Handbook of Research on Sport Psychology. New York: Wiley.
Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.