Desconstrução Coreográfica
26 Setembro 2016, 16:30 • Elisabete Monteiro
Aquecimento, tendo como principal preocupação preparar o corpo para a sequência dançada que reproduziram (em 2 grupos) imediatamente a seguir.
Passou-se à fase da desconstrução, com direção única e exclusivamente das docentes.
1. Com diferentes estímulos sonoros (músicas) tiveram de adaptar cada sequência de acordo com essa condição;
2. Tarefa em grupo, cada elemento escolhe um gesto e observando os outros e, quando o gesto que é para repetir até alguém o fazer, segue a sequência onde tinha ficado.
3. Escolha de outro gesto e exploração das ligações/formas de os realizar de forma encadeada. Um leva ao outro. Experimentação. Apresentação do realizado, mas primeiro identificando qual o gesto inicial escolhido; Apresentação de todos com registo em vídeo.
4. Alunas organizadas em grupos de 2 e, com o que construíram, criam, com contaminação, isto é, estabelecendo relação e interligação dos respetivos gestos.
Esclarecimento de dúvidas levantados quanto ao processo realizado.
Tal como planeado, as estudantes informando, relativamente à constituição dos 4 grupos o/a coreógrafo/a escolhido/a, a obra (forma de dança e título), o extracto (tempo e respetiva duração). Foi relembrada a existência de um Workshop na próxima aula de Juana Maria Seller de Contacto- Improvisação, assim como que, na aula de 4ª fª, dia 28.9 cada grupo apresentará/demonstra o extracto escolhido, procedendo-se depois ao respetivo sorteio do grupo que iniciará o ensino.