Desconstrução - Grupo III

2 Novembro 2016, 13:30 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

O aquecimento foi orientado pelas estudantes -"professoras" de acordo com o conteúdo prático da aula, recorrendo a material desenvolvido nas aulas anteriores. A última parte era da responsabilidade das estudantes- "alunas" de acordo com as necessidades de cada uma. 

Procederam à repetição da coreografia original resultante das duas primeiras aulas (R1 e R2).
O grupo III propôs as seguintes tarefas: 
- dividiram a turma em dois grupos de forma aleatória. Foi atribuído a cada grupo uma parte da sequência original (8 tempos e 3 excertos diferentes). Individualmente exploram o movimento tendo como ponto de partida a frase de movimento atribuída e as seguintes características*1: Grupo 1-   Trocar movimento de braços pelo movimento de pernas; Grupo 2- trocar de níveis; Grupo 3- realizar a coreografia toda no chão. A turma mostra. Mostram por grupos, e repetem com uma música diferente da original.
- Tarefa de grupo: os elementos de cada grupo juntam-se e criam uma frase conjunta através das relações estabelecidas entre eles, tendo como base a frase individual concebida na tarefa anterior. Mostram por grupos.
- Tarefa individual: com base na coreografia de grupo (tarefa anterior) e na frase individual*1criam uma nova frase que "bebe" destas duas coreografias. Como é que uma coreografia pode contaminar a outra, como é que uma pode fazer parte da outra. Mostram os diferentes grupos.
-Tarefa de grupo: as estudantes -"professoras" pediram para que as estudantes através do 8 original (atribuído na primeira tarefa), encontrassem ligações, relações entre as posturas/ posições/ movimento. Mais  do que trocar e discutir ideias o objectivo passa pela exploração de movimento, criar situações que permitam desenvolver e criar diferentes respostas motoras, diferentes relações (...). Mostram à turma.
- Tarefa individual: as estudantes -"professoras" atribuíram 3 características de movimento diferentes (grupo 1- fluído; grupo 2 -Stacatto; grupo 3 - Pesado). Os elementos de cada grupo trabalharam nesta tarefa individualmente. Os elementos dos grupos juntam-se e mostram sem música, posteriormente colocaram 3 músicas diferentes (1 música por grupo), funcionando como obstáculo a ser superado pelas estudantes.

As estudantes-"professoras" fizeram uma breve reflexão sobre os conteúdos da aula com as "estudantes -alunas". Este processo foi acompanhado e avaliado pela docente que ao longo da aula dá feedbacks, questiona as  estudantes-"professoras" e tira dúvidas relativamente à intervenção mas mesmas, assim como tira dúvidas relativamente à  fase de criação.

Ps: as estudantes-"professoras" pediram às alunas que não se esquecessem do material conseguindo nesta aula.