Sumários
Aula prática de improvisação/composição | Modelação, Diálogo e Movimento Abstrato
16 Fevereiro 2018, 13:30 • Maria João Alves
Aula prática de improvisação/composição com estímulos diversos, nomeadamente a exploração de modelação de movimento e sombras.
Exploração dos conceitos de não-movimento e de movimento concreto transformado em movimento abstrato.
Improvisação a pares através do diálogo com palavras únicas, comportamento não-verbal e diálogo de improvisação.
Trabalho de apreciação das improvisações sobre a consonância entre os objetivos do exercício e os resultados observados no grupo de colegas.
Aula prática de improvisação/composição | Frases com constrangimentos imaginários
14 Fevereiro 2018, 11:00 • Maria João Alves
Aula prática de improvisação/composição com estímulos diversos, nomeadamente a exploração de ações: deslocamento-volta-corrida-Equilíbrio-desequilíbrio-Queda
e recuperação. Construção de uma frase de movimento em repetição contínua.
Modelação (em pares) das mesmas frases segundo constrangimentos imaginários.
Trabalho de apreciação das composições sobre a consonância entre os objetivos do exercício e os resultados observados no grupo de colegas.
Aula prática de improvisação/composição
9 Fevereiro 2018, 13:30 • Maria João Alves
Aula prática de improvisação/composição.
Exercício de emulação. Improvisação individual não estruturada com imitação/emulação pelo grupo. A produção de movimento sem constrangimentos.
Bibliografia:
Carter, C. L. (2000). Improvisation in dance. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 58(2), 181-190.
Apresentação da unidade curricular Oficina de Dança II
7 Fevereiro 2018, 11:00 • Maria João Alves
Apresentação da unidade curricular Oficina de Dança II, âmbito e objetivos.
Explicação das tarefas avaliativas e dos itens de avaliação:
D – Desempenho (40%)
T – Trabalho final (grupo) (35%)
EP – E-Portfolio | Blog de Autoavaliação do processo (25%)
Bibliografia
Faure, S. et al. (2001). Un état des lieux de la recherche sur les apprentissages et les motricités de la danse chorégraphiée. Rapport de recherche, Ministère de la Recherche.
McGreey‐Nichols, S., & Scheff, H. (1995). Building dances: A guide to putting movements together. Champaign: Human Kinetics.
Melograno, V. (1994). Portfolio assessment: Documenting authentic student learning. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, 50‐61.
MacBean, A. (2004). Site-specific dance: Promoting social awareness in choreography. Journal of Dance Education, 4(3), pp. 97-99. Retrieved from: http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp_nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=EJ852344&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=EJ852344