Programa

Observação do Desenvolvimento Infantil

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora

Programa

• Desenvolvimento humano em contextos naturalistas. Estudos intrusivos e validade ecológica. Finalidades da avaliação. Aspetos observáveis e não observáveis. Variável: tipos e natureza, escala de mensuração. • Organização/ recolha dados. • Técnicas de observação direta e medida do comportamento, análise de padrões motores; • Observação sistemática. Teorias ecológicas e etológicas. Problemas e métodos de observação direta e indireta. • Preparação/treino do observador. Erros comuns. • Observação manual. Vantagens e inconvenientes. Complexidade da obs. do comportamento infantil: ação vs.significado do comportamento. • Observação do comportamento motor, social, afetivo e agressivo. Expressões gestuais, faciais e motoras. • Materiais/equipamentos, ocupação de espaços e atividades. Medidas por tempo e ocorrências. • Terminologia e definição de categorias-ação. Obs. situações formais/informais.