Sumários

Ficha de Trabalho 2

24 Outubro 2016, 16:30 Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

Resolução individual e em grupo da ficha de trabalho 2: principais características dos programas, das condições para a sua aplicação, e do plano de turma 


Plano Anual de Turma

21 Outubro 2016, 08:00 Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

Plano Anual de Turma: princípios e operacionalização


Condições de Aplicação dos Programas Nacionais de EF

17 Outubro 2016, 16:30 Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO DOS PROGRAMAS E DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Decisões sobre o currículo dos alunos, os recursos temporais, recursos espaciais e materiais; decisões ao nível dos Recursos Humanos 


Discussão plenária da tarefa de trabalho sobre extensão e composição curricular da EF

14 Outubro 2016, 08:00 Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

Quadro de Extensão e estrutura curricular. Discussão da ficha de trabalho:  Identificar e explicar o contributo para a literacia motora de cada uma das áreas de formação dos PNEF, a partir do quadro da extensão da EF; Identificar as principais características de cada ciclo de escolaridade e a relação entre ciclos a partir do quadro da composição curricular.


As áreas dos programas, os objetivos gerais por áreas, a noção de lotearia física e o quadro de extensão. Noções de eclectismo e inclusão. Articulação vertical dos programas. Particularidades da EF nos diferentes ciclos de escolaridade. Integração das aprendizagens e do desenvolvimento da aptidão física. 


Programas Nacionais de Educação Física

10 Outubro 2016, 16:30 Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

Os Programas Nacionais de Educação Física: Justificação Curricular, Finalidades, princípios e organização. Quadro de Extensão e estrutura curricular. Introdução d ficha de trabalho:  Identificar e explicar o contributo para a literacia motora de cada uma das áreas de formação dos PNEF, a partir do quadro da extensão da EF; Identificar as principais características de cada ciclo de escolaridade e a relação entre ciclos a partir do quadro da composição curricular.