Sumários

Bateria Psicomotora na prática: a Tonicidade

9 Março 2022, 11:30 Sofia Santos

Organização da aplicação da BPM nas próximas aulas:

- a pares os alunos devem aplicar a BPM alternando entre o papel de "criança" (avaliado) e "psicomotricista" (avaliador)
- análise da ficha de registo
- leitura do protocolo respeitante às tarefas de:
    - Controlo Respiratório
    - Aspeto Somático
    - Desvios Posturais
    - Fatigabilidade
    - Tonicidade (extensibilidade dos MS/MI, paratonia, passividade, sincinésias e diadocinésias)
Síntese e esclarecimento de dúvidas


Bateria Psicomotora na prática: a Tonicidade

9 Março 2022, 10:00 Sofia Santos

Organização da aplicação da BPM nas próximas aulas:

- a pares os alunos devem aplicar a BPM alternando entre o papel de "criança" (avaliado) e "psicomotricista" (avaliador)
- análise da ficha de registo
- leitura do protocolo respeitante às tarefas de:
    - Controlo Respiratório
    - Aspeto Somático
    - Desvios Posturais
    - Fatigabilidade
    - Tonicidade (extensibilidade dos MS/MI, paratonia, passividade, sincinésias e diadocinésias)
Síntese e esclarecimento de dúvidas


A observação na prática

8 Março 2022, 10:30 Sofia Santos

Exercício prático: os alunos, ao observar um sketch devem elaborar um texto decorrente da observação com função descritiva e não sistemática
- contagem do nº de palavras e verbos
- leitura de dois textos: com maior e menor número de palavras 
- discussão de alguns pormenores (observado, espaço, tempo....)
- re-elaboração do relatório de observação agora de acordo com as indicações e pontos inovadores partilhados
- nova discussão
- re-elaboração do relatório agora em em grande grupo, o acordo de observadores
Síntese e esclarecimentos


Bateria Psicomotora

8 Março 2022, 09:30 Sofia Santos

Abordagem psiconeurológica da psicomotricidade

Modelo de Luria - 3 unidades funcionais
Modelo Psicomotor Humano à luz do modelo de Luria
Fatores Psicomotores e unidades funcionais


A observação na prátcica

8 Março 2022, 08:00 Sofia Santos

Exercício prático: os alunos, ao observar um sketch devem elaborar um texto decorrente da observação com função descritiva e não sistemática
- contagem do nº de palavras e verbos
- leitura de dois textos: com maior e menor número de palavras 
- discussão de alguns pormenores (observado, espaço, tempo....)
- re-elaboração do relatório de observação agora de acordo com as indicações e pontos inovadores partilhados
- nova discussão
- re-elaboração do relatório agora em em grande grupo, o acordo de observadores
Síntese e esclarecimentos