Programa

Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas II

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto

Programa

Conceitos fundamentais da teoria curricular; As diferentes orientações curriculares no ensino das atividades físicas e desportivas; Planos e programas de intervenção no ensino das atividades físicas; Os objetos, os objetivos, as funções, os momentos e os climas de avaliação – avaliação do ensino, avaliação da aprendizagem, dos comportamentos, dos valores, das atitudes, dos alunos/atletas, dos professores/treinadores, dos planos, dos manuais, dos processos de avaliação; Propósitos da avaliação; Avaliação do contexto, do input, do processo e do produto; Características de uma interpretação normativa, ipsativa ou criterial da avaliação; A validade, garantia e objetividade de testes com referência a norma e com referência a critério; A construção de instrumentos de avaliação adequados, válidos e fiáveis: protocolos de avaliação inicial, testes escritos (objetivos, mistos e de composição/ensaio), provas orais (estruturadas, semiestruturadas e abertas); A observação como meio de avaliação.