O Factor Tempo como estímulo criativo
24 Outubro 2016, 11:00 • Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula por recordar a data do trabalho final do módulo (28 de Novembro), assim como o envio da respetiva fundamentação para a SGA (27 de Novembro). Recordou-se o que se pretendia com o trabalho e a fundamentação, assim como se incentivou a consulta do programa da disciplina.
Foram introduzidos alguns dos conceitos relativos ao factor tempo, nomeadamente a duração, a acentuação, pulsação e velocidade/duração em termos do movimento. Começou por trabalhar-se a sincronia e, mais tarde a oposição. Seguidamente procedeu-se à exploração e desenvolvimento de ritmos simples numa estratégia de pergunta resposta.Na segunda fase foi pedido que dessem especial atenção quanto ao mood da música 'Cardiac Arrest' do album "Prophecy" de Thomas Adés (uma das músicas para a avaliação final da disciplina), mediante a audição da mesma cada estudante representou em desenho (abstrato) numa folha tentando o registo de tudo o que foi escutado, não de forma 'cronológica' mas como se da composição de um quadro se tratasse. Seguidamente, após esse registo, do que memorizaram (traçado) e da palavra ou frase que associaram, exploraram o movimento ouvindo ao mesmo tempo novamente a música, dando particular atenção ao detalhe e às diferentes camadas da música.
Depois, mediante as indicações da docente, realizaram a exploração de um motivo, com base no registo gráfico realizado anteriormente.
No final fez-se a síntese do objetivo pretendido por este tipo de abordagem, como uma das estratégias criativas que poderiam adoptar.
Esclarecimento de dúvidas.