A dança criativa na infância

1 Outubro 2021, 11:00 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula com a abordagem até ao 2º ano de vida - infância inicial, doas 6-7 anos  - 1ª infância tardia e depois relativamente à 2ª infância (9-10 anos).
Foram dadas ou relembradas, algumas das características a nível físico, psico-motor, cognitivo, moral, social e afetivo, informação que seguramente tiveram no âmbito do desenvolvimento/controlo motor e aprendizagem.
Sublinhou-se ser a aprendizagem uma adaptação crónica, destacando o papel da memória, para a sua estabilização.
Finalmente, recordou-se as suas fases: de aquisição,  retenção e transfer.
Na parte prática, abordou-se a necessidade de um trabalho inicial no âmbito do esquema corporal da criança, do ritmo, do equilíbrio e mais tarde da lateralidade. Form vivenciadas situações de aprendizagem a este nível.
No final procedeu-se a uma breve reflexão e ao esclarecimento de dúvidas colocadas pelos estudantes.