T1. Progressão (explicação e organização grupos) Exemplo de sequência de movimento Princípios de movimento de dança moderna

30 Setembro 2021, 11:30 Maria João Alves

T1. Progressão (explicação e organização grupos)

Exemplo  de sequência de movimento

Princípios de movimento de dança moderna


TAREFA 1 - Progressão Pedagógica
tarefa:
  • constituição de grupos (máximo 4 elementos)
  • seleção de um fator de movimento para trabalhar na progressão
  • seleção do conteúdo (dentro do fator) em cada fase da progressão

exemplo: TEMPO
1ª fase2ª fase3ª fase
mudança de velocidade lenta para rápidamudança de velocidade rápida para muito rápidamudança de lento para muito rápida e de rápida para lento

nota: no exemplo acima apenas referi 1 aspeto a trabalhar mas podem e devem seleccionar mais do que 1 aspeto para cada fase!

Necessitam de construir as vossas sequências para apresentar, respetivamente 1 sequência dançada para cada fase da progressão.
É necessário também pensar em componentes críticas e nos critérios de êxito. Não se esqueçam dos acompanhamentos musicais.

Devem entregar a progressão mencionando, de forma sintética, as características da população-alvo, o nível de prática, o tema e os subtemas trabalhados, descrevendo um quadro síntese da progressão e apresentando a descrição sumária de cada uma das 3 sequências de dança, incluindo a identificação da estrutura rítmica, as componentes críticas (máx 7) e os critérios de êxito (máx 3).

Componentes criticas e critérios de êxito

Apresentações:

Cada grupo tem disponível 40 min (total, média de 10/12min por sequência)
  • No início devem identificar o tema/subtemas
  • Durante a transmissão do movimento, o objectivo é que a turma passe pela experiência de aprender as vossas sequências, sem necessidade de perder muito tempo a explicar. Logo, deveriam conseguir fazer pelo menos 1 vez a sequência sem o professor (se possível!!!, claro).
  • No final devem explicar a vossa progressão.
Será gravada em vídeo a última execução de cada sequência.
Cuidado: devem chegar mais cedo para verificar as músicas.

No final do processo colocarei os vídeos com a gravação da vossa intervenção, o que vos permitirá ter uma visão externa preciosa para poderem evoluir. Lembro que poderão e deverão fazer comentários construtivos para se ajudarem mutuamente.

A progressão será avaliada tendo em conta os seguintes critérios:

a)   Evidência da evolução de simples para complexo nas diferentes fases (5v.)     

b)   Grau de dificuldade similar nos conteúdos selecionados para cada fase (2v.)

c)   Fluência na interligação dos movimentos/skills nos exercícios (2v.)

d)   Evidência da evolução dinâmica (princípio-meio-fim) nas sequências (2v.)

e)   Adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida (2v.)

f)    Aplicação da terminologia da forma de dança evidenciando o domínio da mesma (2v.)

g)   Correção na formulação das componentes críticas (0.75v.)

h)   Correção na formulação dos critérios de êxito (0.75v.)

i)     Especificidade das componentes críticas tendo em conta a evolução dos exercícios (1.5v.)

j)     Adequação dos critérios de êxito ao tema/subtema tratados (2v.)