DDT | T3. Plano de aula
8 Novembro 2016, 09:30 • Maria João Alves
Tarefa de grupo (máximo 2 elementos) de elaboração de um plano de aula de dança contemporânea/moderna, com a duração mínima de 1h e máxima de 1h30. Partindo do princípio dinâmico de que a aula deve ter 4 partes constituintes (devendo em todas elas o movimento a propor ser organicamente confortável e ajustado ao nível dos alunos - evitando o cansaço e fadiga que limitem o desempenho - ter diversidade e estar planeada de uma forma progressiva em grau de dificuldade): Aquecimento/Fase Inicial (para trabalhar a totalidade do corpo e preparar em termos de atenção, motivação, concentração); Desenvolvimento/Fase Fundamental - aprendizagem ou aperfeiçoamento (em que os skills serão especificamente trabalhados e que parte poderá e deverá constar da sequência final); Sequência dançada/ Fase Clímax (em que será trabalhado o encadeamento, fluidez, capacidade expressiva e de projecção do aluno... DANÇAR!!!); Retorno à calma/ Fase Final (voltar aos níveis iniciais da aula/criar apetência para a próxima aula/(eventual) breve balanço do realizado. No plano de aula escrito devem planear os seguintes itens:tema-subtema, população-alvo, data de aplicação da aula, objectivos de aula, duração total para cada fase, identificar os exercícios e respectiva duração (tempo de prática+tempo de exposição) para cada exercício: posição inicial, descrição do movimento (estrutura rítmica, movimento, condições de realização, componentes críticas (entre 3 de 5) e critérios de êxito (entre 1 e 3)) (por favor, sejam muito sintéticas na descrição do movimento!) No plano de aula em vídeo devem colocar uma gravação de todos os exercícios planeados No dia de prática pedagógica devem seleccionar 30' da vossa aula e apresentá-la equitativamente pelos 2 elementos do grupo. O que mais importa é: brevidade e clareza na apresentação do exercício sincronização entre a estrutura rítmica transmitida e os movimentos demonstrados adequação do acompanhamento musical à estrutura rítmica definida coordenação entre a período de “preparação” dos exercícios e a descrição do movimento pertinência das indicações transmitidas aos alunos (transmitir as CCs e CEs) Chama-se particular atenção para a definição dos objectivos, à terminologia (skills), às componentes críticas e critérios de êxito de forma específica à aula, aos objectivos, ao tema.