Jogos

26 Setembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula trabalhando essencialmente o corpo e, de forma específica o equilíbrio e a coordenação, através da manipulação de uma folha A4.

As estudantes realizaram um jogo denominado 'Jogos de Papel', inicialmente dirigido a crianças a partir de 5 anos.
Procedeu-se depois ao seu desenvolvimento, consoante não só o escalão etário, como o nível de desenvolvimento psicomotor: desde equilíbrio da folha em partes do corpo (sem deixar cair a folha) até seguir com partes do corpo a trajetória da folha, até introdução de skills (mudanças de frente) no momento aéreo da folha. Uma vez alcançada a possibilidade de contacto, iniciou-se o trabalho a pares o transporte da folha, sempre em contacto entre os dois, iniciando com as partes do corpo com mais facilidade (mãos) até explorar outras partes em progressão na sala, sempre em contacto.
Seguiu-se o jogo "Atravessar o rio", utilizando 3 folhas A4. Realizou-se a progressão apoiando cada pé em cada folha, trabalhando (e sempre respeitando as regras) desde a rapidez, o lento e preciso, o amplo (distância), até ao imaginário (como se existissem as folhas), de forma individual, mas também a pares.
Finalmente realizou-se o jogo "Câmara Lenta", que deve servir como preparatório para, quando co crianças, trabalhar o 'lento'.
No final procedeu-se a um breve reflexão reforçando as seguintes ideias: o aquecimento deve sempre ser adequado e, na medida do possível se relacionar com o tema da aula (sabendo que serve sempre para preparar a nível motor/corpo, e psicológico (atenção, motivação); dança acontece quando se transforma o movimento sendo possível que o ponto inicial possa residir 'fora da dança'. Jogos dramáticos, expressivos e de linguagem são assim, de entre outros estímulos/pontos iniciais do trabalho na âmbito do movimento dançado, conceitos, factores e elementos orientadores.