Jogos dramático-expressivos e a transformaçôo do movimento

29 Setembro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento, trabalhando as noções de corpo (consciencialização, lateralidade) com recurso a diversificado ambiente sonoro (gravado), mas também pelo som da manipulação de uma folha A4.

Foram trabalhados 4 jogos "Todos com a Letra", "O contrário do que eu digo", "O meu pai é ferreiro", A mímica".
Em cada um se vivenciou o jogo original e se foram dando sugestões de desenvolvimento: do concreto ao abstracto, do uso da voz (palavra) como facilitador inicial do movimento (mímica), da memorização por somatório de gestos, do conceito de frase de movimento, da exploração de conceitos, o seu oposto e o complementar, da exploração de cada gesto (com decisão prévia do factor a explorar) e, sua integração no trabalho original, contribuindo para a compreensão do que consiste a transformação do movimento.
Durante a aula foi dado tempo e espaço não só para o registo escrito do realizado, como incentivadas e respondidas as dúvidas que foram surgindo.
Finalmente, no sentido de lhes fornecer uma ferramenta para a transformação do movimento para o contexto dançado e de valor expressivo-performativo foi entregue a cada aluna um quadro intitulado "Expanded taxonomy of human movement", retirado de More, C-L. & Yamamoto, K. (2012). Beyond Words - Movement Observation and Analysis. London: Routledge (2nd ed), p.161.