3 Outubro 2016, 13:30
•
Elisabete Monteiro
As estudantes trouxeram 2 objetos e, a partir de cada um foi dada uma aula, de 45', como possível exemplo do que se pretende com uma aula de dança criativa, trabalhando a transformação do movimento, pela exploração e seleção dos elementos dados. Assim, iniciou-se por trabalhar o imaginário do objeto, desde o aquecimento, formas de transportar, usando o corpo de diferentes formas, sendo colocados alguns constrangimentos pelo professor. A partir daí, no desenvolvimento do tema trabalhou-se a passagem do objeto entre as colega, transmitindo a caraterística de peso, depois de volume, tendo de corresponder e depois modificar essa caraterística. na fase de exploração/criação, cada uma teria de selecionar pelo menos 3 das carater´siticas e construir uma frase de movimento.
Com a aturma divididda em 2 uma metade realiza em simultâneo e outra observava. Trocando de seguida. Depois, como auxílio à exploração o Professor deu o aspeto a trabalhar em grupo e, de forma individual, tendo depois novamente se procedido à demonstração e análise. As estudantes tomaram notas e depois esclareceu-se as dúvidas surgidas.
Na 2ª parte da aula, trabalhou-se um dos obejtos de forma concreta, com apresentação e demonstraçãod a sua forma, e, seguidamente, a construção de uma pequena história, lógica e concreta de relação com os objetos de cada grupo (grupos com 3 a 4 elementos).
As estudantes passaram pelas algumas etapas ilustrativas de como passar da mímica, da história lógica, até à utilização sem sentido dos objetos e/ou, como tornar sem sentido pela mistura de histórias.
No fibnal procedeu-se a uma breve síntese do trabalho realizado e potencial de desenvolvimento em termos expressivos e criativos.