Desenvolvimento de situações criativas
10 Outubro 2016, 13:30 • Elisabete Monteiro
Na base da seleção de uma situação/jogo/motivo escolhido pro cada estudante, tendo como referência a bibliografia dada na aula anterior, foram vivenciadas quatro situações: "Quem é o chefe?", "Ver de olhos fechados", uma siuação de linguagem "Se os animais falassem" e, um poema "Mulheres Maduras".
Em cada situação, após a vivência inicial/situação original forma abordadas, mas também experimentadas 2 fases:
- o aquecimento para cada um, de forma a poder ser preparatório da situação inicial (cuidados a ter do ponto de vista psicomotor e psicológico);
- potenciais desenvolvimentos/progressões que pudessem ser trabalhadas.
As estudantes, com o apoio da docente, foram também discutindo e apresentando as suas ideias, sugestões e dúvidas.
No final procedeu-se a uma abreve discussão sobre a utilidade deste tipo de trabalho como ferramenta para mais tarde poderem utilizar.
Foi uma vez mais alertado o facto de que não existerm receitas, mas sim princípios e procedimentos a atender e que, o desenvolvimento da capacidade criativa que se pretende implementar nos alunos deve começar pela forma criativa, apelativa, motivadora e desafiante na proposta e desenvolver em aula pelo Professor, com uma presença, acompanhamento e contínuo feedback.
Porpor algo de forma criativa até é relativamente fácil, o difícil é trabalhar o simples, desenvolvendo-o e tornando-o específico para cada, mas com inclusão em todo o grupo.