Plano de aula - exemplo

13 Outubro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Partindo de uma única situação-problema: Trabalho da expressão de sentimentos, pelos gestos e a nível facial, a turma organizou e vivenciou uma aula, cuja organização e construção foi realizada pelo grupo todo, seguindo as partes a constar da aula, com recurso à palavra e à voz.

Aproveitou-se assim a situação para chamar a atenção dos princípios e procedimentos inerentes a:
a) aquecimento, prepratório a nível psicomotor, afetivo/relacional e cognitivo já com ligação ao tema;
b)  exploração do tema facultandooportunidades e incentivando a descoberta;
c) desenvolvimento do tema, implicando a capacidade de selecionar e transformar;
d) apresentação das situações criativas criadas primeiro individualmente, depois a par, implicando a adaptação e o 'diálogo' essencialmente psicomotor;
e) Observação e breve análise do observado, fomentando uma observação informada e com alguns critérios para a apreciação, de forma genérica..
Síntese final por parte da docente do motivo da aula tendo como principal mensagem do infindo potencial de desenvolvimento de uma única situação, que à partida poderia implicar dificuldade pela incapacidade de ser transformado em movimento dançado.