Estádios de desenvolvimento
4 Outubro 2018, 11:30 • Elisabete Monteiro
Uma vez que as estudantes não realizaram a tarefa solicitada, houve necessidade de realizar um enquadramento conceptual relativamente aos estádios de desenvolvimento relativamente ao que pode ser determinante aquando do planeamento de uma aula de dança criativa, idades, 1-4; 5-7; 8-12; adolescentes; adultos, seniores.
Foi ainda apresentada uma listagem de objetivos de natureza: cognitiva, afetiva, motora, social. Após isto os estudantes escolheram (em grupo) um objetivo de cada e foram desafiados a analisar se teriam (ou não) sido abordados nos conteúdos já abordados.
Pretendeu-se assim sublinhar que os conteúdos deverão servir os objetivos, como intenções de aprendizagem e que esta está depende dos estágios de desenvolvimento da população alvo.
No final houve ainda necessidade de esclarecer algumas dúvidas. As estudantes foram ainda incentivadas a relembrar o que foi dado no âmbito do Desenvolvimento Motor e do Controlo e Aprendizagem.
Bibliografia
Gilbert, A. G. (2015). Creative Dance for all ages. Human Kinetic Publishers (2nd edition)