Sumários

Apresentação das tarefas

13 Outubro 2017, 12:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes, cada grupo, apresentou as duas tarefas que tinham construído em aula (fase preparatória-aquecimento; fase de desenvolvimento).

No final de cada grupo foi ainda debatido e sugerido pela docente, possíveis formas de serem transformadas ais situações da 2ª fase para a fase de clímax.
No final fez.se uma breve análise, discussão e balanço final do vivenciado. Esclarecimento de dúvidas.


Situação de aula - construção

11 Outubro 2017, 13:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula por saber em que fase estava o desenvolvimento da intervenção comunitária a realizar, chamando a atenção para os passos e aspetos organizativos a desenvolver.

Seguidamente, e uma vez estabelecido o plano a docente forneceu alguma bibliografia (livros) para consulta, destacando o que poderá vir a constituir uma mais valia na sua vida profissional para a intervenção no contexto da dança criativa.
Foi depois dada a Dance Concepts extraído do livro de Anne Green Gilbert (2015). Creative Dance for all ages. A conceptual approach, e os estudantes foram divididos em 3 grupos e foi-lhes solicitada a construção de uma situação (2 grupos para crianças e um grupo para idosos), como se fizesse parte da estrutura de uma aula (fase principal) para ser vivenciado na próxima aula, trabalhando o ou os conceitos escolhidos. Teriam ainda de propor uma situação preparatória (aquecimento) de forma a se adequar ao que se seguiria,
Foram ainda alertados que teriam de pensar como apresentar as respetivas tarefas de forma apelativa, interessante.
Esclarecimento de dúvidas.


Jogos expressivos - continuação

6 Outubro 2017, 12:00 Elisabete Monteiro

Os estudantes iniciaram a aula passando por uma situação proposta pela professora, com 3 progressões. No final foi mostrado o jogo expressivo que despontou esta situação. O jogo denominada 'Os Macacos'.

Seguidamente, os estudantes vivenciaram 2 jogos: 'Ações Rápidas', e ''A comichão' . Para cada um deles criaram 3 progressões (um par e um trio) e justificadas as opções, tendo os estudantes vivenciado cada proposta de progressão também.
Com a supervisão da docente, foram debatidas as questões envolventes, assim como outro tipo de eventuais desenvolvimentos.
Esclarecimento de dúvidas.


Jogos expressivos

4 Outubro 2017, 13:30 Elisabete Monteiro

Os estudantes vivenciaram 2 jogos: 'O contrário', A Mímica'.

Para cada um deles foram criadas 3 progressões e justificadas as opções, tendo os estudantes vivenciado cada proposta.
Com a supervisão da docente, foram debatidas as questões envolventes, assim como outro tipo de eventuais desenvolvimentos.
Esclarecimento de dúvidas.


Post-its de ações

29 Setembro 2017, 12:00 Elisabete Monteiro

Através da ideia inicial de trabalhar várias ações que o corpo pode fazer, foram criadas tarefas, com a supervisão dos estudantes.

Devido ao reduzido numero de estudantes a aula foi meramente teórica, tendo-se desenvolvido do ponto de vista conceptual as eventuais progressões de ensino.
Esclarecimento de dúvidas.