Sumários
Desporto, família, escola
9 Novembro 2021, 13:00 • Ana Santos
Pierre Bourdieu: conceitos de Habitus e Capitais social, económico e cultural.
Análise da relação entre gosto e consumo.
Culturas Familiares: Significado da Prática Desportiva
Desporto Escolar.
Åse Strandbu, Anders Bakken & Kari Stefansen (2020) The continued importance of family sport culture for sport participation during the teenage years, Sport, Education and Society, 25:8, 931-945
Bourdieu, P. (1978). Sport and social class. Social science information, 17(6), 819-840
Clément, J. P. (1995). Contributions of the Sociology of Pierre Bourdieu to the Sociology of Sport. Sociology of
Sport Journal, 12(2), 147-157.
Tomlinson, A. (2004). Pierre Bourdieu and the sociological study of sport: Habitus, capital and field. In Sport and
modern social theorists (pp. 161-172). Palgrave Macmillan, London.
Warde, A. (2006). Cultural capital and the place of sport. Cultural Trends, 15(2-3), 107-122.
Graham, Taryn, Katrina Milaney, Cindy Adams, and Melanie Rock (2019) “Are Millennials Really Picking Pets over People? Taking a Closer Look at Dog Ownership in Emerging Adulthood.” Canadian Journal of Family and Youth / Le Journal Canadien de Famille et de La Jeunesse 11 (January): 202–27.
Rahimi, Sohrab, Sam Mottahedi, and Xi Liu (2018) “The Geography of Taste: Using Yelp to Study Urban Culture.” ISPRS International Journal of Geo-Information 7 (September): 376.
Schanzel, H., Schänzel, H., Yeoman, I., & Backer, E. (Eds.). (2012). Family tourism: Multidisciplinary perspectives (Vol. 56). Channel View Publications.
https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/regulamento_geral_funcionamento_do_desporto_escolar_21-22.pdf
Natação
4 Novembro 2021, 16:00 • Ana Santos
Apresentação da investigação realizada por um grupo sobre Natação tendo como guias de orientação, na análise sócio-histórica o seguinte:
- A tecnologia de suporte. Que materiais e símbolos se inventam? Os novos materiais induzem alguma inovação ao nível das técnicas de corpo?
- O aparecimento de novos bem materiais: equipamentos, instalações, etc. e, por exemplo, a sua relação com o bater de recordes;
- Inovação e/ou invenção de bens simbólicos: por exemplo, recordes e suas hierarquias, as medalhas e a chama olímpica, as insígnias das Associações e dos clubes, etc.
Referências e Bibliografia: para além da existente na biblioteca do Módulo os estudantes exploram outras fontes (tendo em linha de conta a sua fiabilidade e credibilidade).
Desporto / Esports
4 Novembro 2021, 14:30 • Ana Santos
1. Investigação e apresentação de um grupo de estudantes
Conceitos: Desporto e Esports
Questões: Os Esports são Desporto?
Divergência ou convergência nas práticas de comprtição e organização de eventos.
2. Arguência por parte de outro grupo.
3. Discussão alargada à turma.
Desporto / eSport
2 Novembro 2021, 13:00 • Ana Santos
Conflito e alienação
Análise crítica das definições de Desporto da WHO e da Comissão Europeia.
A definição de eSports de Nicolas Besombes.
Breve síntese histórica dos eSports.
Realidade Virtual e Inteligência Artificial no Desporto.
A sociabilidade nos eSports.
Coesão social e communitas no Desporto e nos eSports.
O que é a desportivização? A desportivização da atividade física.
Critica ao funcionalismo - subestimar as diferenças de poder e os conflitos sociais - foco no consenso.
Referências Bibliográficas:
Coakley, Jay J. (2004). Sport in Society: Issues and Controversies (8th edition ed.). Boston, MA: McGraw-Hill
Elias, N.; Dunnig, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1995
ELIAS, N. O Processo Civilizacional I Vol. Lisboa: Dom Quixote, 1989
Giddens, A. (1997) Sociology, Cambridge: Polity Press (third edition)
Nixon, Howard L. (2008). Sport in a Changing World. Boulder, CO: Paradigm Publishers
Harari, Y. (2017). Homo Deus: Uma breve história do amanhã. RJ: Companhia das Letras.
McNamee, & Camposeri (2018) Bioethics, genetics and sport. London: Santos, A. (2011). A Volta a Portuga em bicicleta, narrativas, territórios e identidades, Lisboa, Mundos Sociais.
Routledge.
Santos, A. (2013). Um Dia Olímpico. Lisboa: Visão e Contextos.
Santos, A. (2019) Desporto / eSport, uma reflexão sobre o corpo e as novas tecnologias digitais. Colóquio Internacional Desporto, Ética e Transcendência. Lisboa. Instituto de Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa.
Corpo e Tecnologia
28 Outubro 2021, 16:00 • Ana Santos
1. Investigação e apresentação de um grupo de estudantes
Conceitos: Corpo e Tecnologia
Questões: cada modalidade tem um corpo?
Que tecnologias vingam no treino do corpo de cada modalidade?
Evolução do treino do corpo em cada uma das modalidades
2. Arguência por parte de outro grupo.
3. Discussão alargada à turma.
Campbell, M. H., & McNamee, M. J. (2021). Ethics, Genetic Technologies and Equine Sports: The Prospect of Regulation of a Modified Therapeutic Use Exemption Policy. Sport, Ethics and Philosophy, 15(2), 227-250.
Epstein, D. J. (2014). The sports gene: Inside the science of extraordinary athletic performance. Penguin.
Lopez Frias, F. J. (2016). The defining components of the cyborg: cyborg-athletes, fictional or real?. Sport, Ethics and Philosophy, 10(1), 97-111.
Magdalinski, T. (2009). Sport, technology and the body: The nature of performance. Routledge.
Ross, S. (2008). Higher, Further, Faster: Is Technology Improving Sport? (Vol. 5). John Wiley & Sons.
Santos, A. (2019). “Desporto / ESport Uma Reflexão Sobre o Corpo e as Novas Tecnologias Digitais.” In Desporto, Humanismo e Tecnologia, 60–70. Lisboa: Atena Editora.