Aula 1 DCTP - Aprendizagem das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
23 Setembro 2016, 11:30 • margarida moura
a) Apresentação do programa específico da disciplina e do modulo – Danças e Coreografias Tradicionais Portuguesas. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica.
b) Referência à organização da disciplina e do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH).
c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade, saia como material de apoio nas aulas).
d) Explicação da barra de dança tradicional, existente no início de todas as aulas.
e) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em linha. Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: posição básica, nível superior ondulantes. Espaço: filas mistas laterias-faciais desalinhadas. Evoluções espaciais: “oitos” pela direita e pela esquerda; quadrados pela direita e pela esquerda.
f) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em roda. Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda de mãos dadas; saltitado em frente trocando de lugar com o par com os braços em posição básica. Posição dos braços: nível inferior facial mão dada (direita-esquerda), posição básica, nível inferior facial mãos dadas. Espaço: roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Sumários de TDSI – DCTP. SGA-TDS IObservações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP