Sumários

DI6 | CC

13 Outubro 2017, 15:00 Maria João Alves

Revisão: The Lucky Seven (América do Norte–EUA), Balecito Pilo-Pilo (América do Sul - Bolívia, Peru e norte da Argentina) e Troika (Europa do Norte–Rússia).

Revisões e esclarecimento de dúvidas.

Trabalho de grupo de Composição coreográfica (CC), sobre uma música escolhida pelos estudantes a partir de várias propostas da docente.



Aula 6 - Revisões das danças da aula anterior. Aprendizagem da dança Douriense Malhão Malhão

10 Outubro 2017, 14:00 margarida moura


- Revisão e aperfeiçoamento da CT Sopa de Passos (parte A-B-C).

- Revisão e aperfeiçoamento da dança tradicional: Rosinha (Minho).

- Revisão e aperfeiçoamento da CT, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim).

- Aprendizagem da dança tradicional, Malhão Malhão (Douro). Dança realizada em filas simples faciais-laterais e em roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, utilizando os passos: serrar simples e malhão. Posição dos braços: nível inferior facial descontraídos e nível superior.

Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I .


Aula 5 - Aprendizagem da Rosinha e do Sr. Viinho

9 Outubro 2017, 15:30 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional Sopa de Passos (parte A e B). Aprendizagem da parte C.

-  Aprendizagem da dança tradicional: Rosinha (Minho). Dança realizada em filas simples faciais-laterais, utilizando os passos: serrar simples, rosinha, saltitado rodado e batido. posição dos braços: nível inferior facial descontraídos e nível superior.

- Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim). Dança realizada em roda dupla lateral-lateral sentido inverso e roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, utilizando os passos: serrar simples com inclinação do tronco e com batimento de palmas e malhão (a avançar, à volta do par e rodado com o par).

Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I .


Aula 4 - Seleção musical e inicio ao exercício de composição coreográfica

6 Outubro 2017, 15:00 margarida moura

  - Composição coreográfica. Seleção dos acompanhamentos musicais (disponibilizados pelo docente) conducente ao exercício de composição coreográfica. Brainstorming sobre as possibilidades a explorar com o acompanhamento musical selecionado. Trabalho em pequenos grupos.


DI5. Lucky Seven, Balecito e Yankee Doodle

3 Outubro 2017, 14:00 Maria João Alves

Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: The Lucky Seven (América do Norte–EUA), Balecito Pilo-Pilo (América do Sul - Bolívia, Peru e norte da Argentina) e Yankee Doodle (América do Norte–EUA).


Alves, M. J. (2010).The Lucky Seven [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FLUCKY_SEVEN.pdf

Alves, M. J. (2013). Balecito Pilo-Pilo [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FBalecito.pdf

Alves, M. J. (2013). Yankee Doodle [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2Fyankee_doodle.pdf

Jujuynativo [jujuynativo]. (2008, junho 23).Bailecito Completo [Video file]. Retrieved fromhttps://www.youtube.com/watch?v=yYjDdxuMzFE&feature=related

Pago Donde Nací [Pago Donde Nací]. (2011, novembro 21).Aprendiendo a bailar el bailecito en pdn tv [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=oA2bU5m1ous

Romano, A. [Annie Romano]. (2014, maio 13). Danza Bailecito norteño [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=bZ8tUde1vZY