TDT IV Contemporâneo_ Cecília _9

6 Abril 2017, 15:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira


Revisão oral sobre conteúdos e programa:
Início de nova fase de trabalho menos focada na exploração técnica e mais focada especialmente na criação coreográfica:
Revisão oral das principais práticas e sua associação a conteúdos técnicos desenvolvidos. 
Introdução à estrutura e tema coreográfico: 4 fases coreográficas; tema a explorar: a personalidade individual na relação de grupo

Aquecimento: 
Em circulo feito através de sugestões da professora e de todos os alunos: sequenciação da coluna, swings membros inferiores e superiores, bounces, pliés, rotações das articulações.

Exploração técnica/ aquecimento:
Prática de perceção somática:
- O uso da inspiração no movimento de subir e expiração na descida
- Movimento  "sugar" energia do contato com terra acompanhado de respiração (relevé a partir da 2º posição em plié) e "render-se" sobre a terra (plié focado na elasticidade das articulações e deixando o pélvis cair)
- Continuação desenvolvendo agora para plié no movimento de espiral para o chão e no levantar do chão
- Prática do movimento de queda em deslizamento com rotação no chão e subida à vertical
Deslocamentos espaciais: 
- Plié em deslocamentos para trás e descida ao chão
- Plié em deslocamentos laterais, suspensão e quedas laterais
- Plié em todas as direcções com jogo de encontros frontais e  transferência de peso em contratempo
Dançar em improvisação focando-se na imagética do espaço com densidade e a projecção do corpo no espaço para além de si mesmo.

Criação:
Trabalho de correções e clarificações em detalhe sobre os movimentos da frase coreográfica de grupo. Prática intensiva dos vários momentos.

Pequena sessão de feedback dos alunos em relação à aula: 
- Foi referido que a professora estava a avançar demasiado depressa com o movimento coreográfico, sem dar tempo e atenção às dificuldades de cada um. A dificuldade do material coreográfico torna-se assim um desafio demasiado grande que leva a frustração por parte dos alunos que sentem que não conseguem incorporar o movimento e desenvolver mais. Em relação a esta frustração foi ainda mencionado o medo de fazer má figura na Mostra. Acrescentou-se que esta aula foi diferente porque foi dada mais atenção a estas dificuldades, proporcionando mais confiança aos alunos.
- Foi também referido que, sem uma explicação oral sobre a finalidade tecnica dos exercícios, muitas vezes os alunos não conseguiam encontrar a razão de ser dos exercícios. Acrescentando-se que  a revisão oral desta aula os ajudou a estruturar e compreender essa relação.