TDT IV Contemporâneo_ Cecília _9
6 Abril 2017, 15:30 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Revisão oral sobre conteúdos e programa:
Início de nova fase de trabalho menos focada na exploração técnica e mais focada especialmente na criação coreográfica:
Revisão oral das principais práticas e sua associação a conteúdos técnicos desenvolvidos.
Introdução à estrutura e tema coreográfico: 4 fases coreográficas; tema a explorar: a personalidade individual na relação de grupo
Aquecimento:
Em circulo feito através de sugestões da professora e de todos os alunos: sequenciação da coluna, swings membros inferiores e superiores, bounces, pliés, rotações das articulações.
Exploração técnica/ aquecimento:
Prática de perceção somática:
- O uso da inspiração no movimento de subir e expiração na descida
- Movimento "sugar" energia do contato com terra acompanhado de respiração (relevé a partir da 2º posição em plié) e "render-se" sobre a terra (plié focado na elasticidade das articulações e deixando o pélvis cair)
- Continuação desenvolvendo agora para plié no movimento de espiral para o chão e no levantar do chão
- Prática do movimento de queda em deslizamento com rotação no chão e subida à vertical
Deslocamentos espaciais:
- Plié em deslocamentos para trás e descida ao chão
- Plié em deslocamentos laterais, suspensão e quedas laterais
- Plié em todas as direcções com jogo de encontros frontais e transferência de peso em contratempo
Dançar em improvisação focando-se na imagética do espaço com densidade e a projecção do corpo no espaço para além de si mesmo.
Criação:
Trabalho de correções e clarificações em detalhe sobre os movimentos da frase coreográfica de grupo. Prática intensiva dos vários momentos.
- Foi referido que a professora estava a avançar demasiado depressa com o movimento coreográfico, sem dar tempo e atenção às dificuldades de cada um. A dificuldade do material coreográfico torna-se assim um desafio demasiado grande que leva a frustração por parte dos alunos que sentem que não conseguem incorporar o movimento e desenvolver mais. Em relação a esta frustração foi ainda mencionado o medo de fazer má figura na Mostra. Acrescentou-se que esta aula foi diferente porque foi dada mais atenção a estas dificuldades, proporcionando mais confiança aos alunos.
- Foi também referido que, sem uma explicação oral sobre a finalidade tecnica dos exercícios, muitas vezes os alunos não conseguiam encontrar a razão de ser dos exercícios. Acrescentando-se que a revisão oral desta aula os ajudou a estruturar e compreender essa relação.