Sumários
Análise de tempo-movimento. Os instrumentos de avaliação do desempenho no decorrer do jogo
20 Outubro 2021, 09:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Definição da análise de tempo-movimento. 2. Objetivos da análise de tempo-movimento. 3. Métodos da análise de tempo-movimento. 4. Aplicações da análise de tempo-movimento. 5. A avaliação autêntica. Os instrumentos de avaliação do desempenho no decorrer do jogo - Game Performance Assessment Instrument. |
Bibliografia: |
McGarry, T., O’Donoghue, P. & Sampaio, J. (Eds.) Routledge Handbook of Sports Performance Analysis. London: Routledge. Almeida, C., Duarte, R., Volossovitch, A. & Ferreira, A.P. (2016). Scoring mode and age-related effects on youth soccer teams’ defensive performance during small-sided games. Journal of Sports Sciences, 34 (14): 1355-1362. Buchheit, M., Allen, A. Poon, T.K., Modonutti, M., Gregson, W., & Di Salvo, V. (2014). Integrating different tracking systems in football: multiple camera semi-automatic system, local position measurement and GPS technologies, Journal of Sports Sciences, 32(20), 1844-1857. Carling, C. Williams, A.M., & Reilly, T. (Eds.) (2005). Handbook of Soccer Match Analysis. A Systematic Approach to Improving Performance. London, Routledge Castagna C, Manzi V, Impellizzeri FM, Weston M, Barbero Alvarez JC. (2010). Relationship between endurance field tests and match performance in young soccer players. Journal of Strength and Conditioning Research, 24(12), 3227-3233. Cummins, C., Orr, R., O’Connor, H., & West, C. (2013). Global Positioning Systems (GPS) and Microtechnology Sensors in Team Sports: A Systematic Review. Sports Medicine 43, 1025–1042. Memmert, D., & Harvey, S. (2008). The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Some Concerns and Solutions for Further Development. Journal of Teaching in Physical Education, 2008, 27, 220-240. Oslin, J.L., Mitchell, S.A., & Griffin, L.L. (1998). The game performance assessment instrument (GPAI): Development and preliminary validation. Journal of Teaching in Physical Education, 17, 231–243. Owen, A.L., Newton, M., Shovlin, A., & Malone, S. (2020).The Use of Small-Sided Games as an Aerobic Fitness Assessment Supplement within Elite Level Professional Soccer, Journal of Human Kinetics, 71, 243-253. |
Análise da performance nos Jogos Desportivos Coletivos
19 Outubro 2021, 12:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Importância da informação objetiva sobre o desempenho. 2. Análise da performance e conhecimento da modalidade. 3. Problemas da observação subjetiva. 4. Modelos de análise da performance desportiva (análise qualitativa e quantitativa). 5. O conceito de indicador de performance. 6. Orientações para o desenvolvimento de um sistema de observação. |
Bibliografia: |
Hughes, M., Franks, I. (2008). The Essentials of Performance Analysis: An Introduction. London: Routledge. McGarry, T., O’Donoghue, P. & Sampaio, J. (Eds.) Routledge Handbook of Sports Performance Analysis. London: Routledge. O'Donoghue, P. (2015). An Introduction to Performance Analysis of Sport. London: Routledge. Volossovitch, A., & Ferreira, A.P. (2013). Fundamentos e aplicações em análise do jogo. Lisboa: FMH-Edições. Passos, P., Araújo, D., & Volossovitch, A. (2017). Perfromance Analysis in Team Sports. London: Routledge. |
Perspectivas metodológicas sobre o treino técnico-tático nos desportos coletivos (continuação)
13 Outubro 2021, 09:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Transfer das habilidades motoras 2. Retenção das habilidades motoras 3. Realização da ação motora em jogo e inteligência tática 4. Intuição e flexibilidade perceptiva 5. Fatores que influenciam a flexibilidade perceptiva 6. Treino da tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos |
Bibliografia: |
Baker, J. & Young, B. (2014). 20 years later: deliberate practice and the development of expertise in sport. International Review of Sport and Exercise Psychology, 7(1), 135-157. Memmert, D., Baker, J., & Bertsch, C. (2010). Play and practice in the development of sport-specific creativity in team ball sports. High Ability Studies,21 (1),3-18. Ruiz, L.M. (2012). Si quieres decidir bien, no pienses, actua. El papel de los procesos intuitivos en el deporte. Revista Gymnasium, 1,4, (5), 119-138. Pinaud, P. & Díez, E. (2009). Percepción y Creatividad en el Proceso de Aprendizaje del Balonmano. Barcelona: Stonberg Editorial. |
Perspectivas metodológicas sobre o treino técnico-tático nos desportos coletivos
12 Outubro 2021, 12:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Caracterização das exigências perceptivas e motoras dos jogos desportivos coletivos. 2. Técnica desportiva vs habilidade motora. 3. Aptidão vs habilidade. 4. Performance vs aprendizagem. 5. Abordagens teóricas que explicam o comportamento dos jogadores e a aprendizagem das ações motoras. 6. Fases de aprendizagem das ações motoras 7. O papel da instrução no treino em desportos coletivos |
Bibliografia: |
Araújo, D. (Ed.) (2005). O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. Lisboa: Visão e Contextos. Araújo, D. & Davids, K. (2011). What exactly is acquired during skill acquisition? Journal of Consciousness Studies, 18 (3–4), 7–23. Graça, A., & Mesquita, I. (2007). A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 7(3), 401-421. Hopper, T. (2002). Teaching games for understanding: The importance of student emphasis over content emphasis. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 73 (7), 44-48. Iglesias, D., García, L., García, T., León, B., & Villar, F. (2010). Expertise development in sport: contributions under cognitive psychology perspective. Journal of Human Sport & Exercise, 5(3), 462-475. Renshaw, I., Chow, J.Y., Davids, K. & Hammond, J. (2010). A constraints-led perspective to understanding skill acquisition and game play: a basis for integration of motor learning theory and physical education praxis? Physical Education and Sport Pedagogy, 15 (2), 117-137. Williams, A.M., Horn, R.R., Hodges, N. J. (2004). Skill acquisition. In T. Reilly & A. M. Williams (Eds.) Science and Soccer (pp. 198-213). London: Routledge Taylor and Francis Group. |
Fundamentos da tática nos jogos desportivos
6 Outubro 2021, 09:00 • António Paulo Pereira Ferreira
Os pressupostos da atividade de Jogo.
A propriedade individual do jogador (players’ personal property; Gréaigne, Richard & Griffin, 2008) e o papel das regras do jogo. O papel do jogador como um fator de evolução e renovação do jogo desportivo.
A limitação conceptual das noções de Tática, Estratégia e Ação/Comportamento tático.
As etapas de análise da tática desportiva: a etapa técnica-tática, ataque-defesa e a interação motora.
Os modelos explicativos da tática desportiva: revisão sumárias dos fundamentos dos pressupostos fundamentais dos modelos dualistas, dos modelos estruturalistas e dos modelos naturalistas e funcionais.
A implicação do dualismo: modelos de análise técnica e modelos de análise tática no ensino e no treino dos jogos desportivos. Uma contradição em complementaridade.
A caracterização dos jogos desportivos e o conceito de lógica interna: a estrutura formal e estrutura funcional. As regras com uma função de conservação da identidade do jogo desportivo.
A classificação dos jogos desportivos: desde as classificações de Teodorescu (1984), passando por Carvalho (1988), Moreno (1988) até à recente sistematização de Gréaigne, Richard & Griffin (2005).
Bibliografia:
Bayer, C. (1994). O ensino dos jogos desportivos colectivos. Lisboa: Dinalivro.
Gréhainge, J.; Richard, J.; Griffin, L. (2005). Teaching and learning team sports and games. Abingdon: Routledge Falmer, Taylor & Francis Group.
Hernandes Moreno, J. (1998). Baloncesto: Iniciación y entrenamiento (2ª ed.). Barcelona: Ed. Paidotribo.
Sampedro, J. (1999). Fundamentos de táctica deportiva. Analisis de la estrategia de los deportes. Madrid: Ed. Gymnos.
Santesmases, J.S. (2010). Inteligencia táctica deportiva. Entenderla y entrenarla. Barcelona: INDE.