Sumários

O conhecimento do treinador: origem, desenvolvimento e investigação.

15 Novembro 2016, 11:00 António Paulo Pereira Ferreira

O conhecimento táctico do treinador e as suas diferenças relativamente ao que o jogo solicita do jogador.

As características da actividade do treinador que justificam um quadro de conhecimento muito específico. A relação entre conhecimento formal, informal e crenças ou teorias implícitas.

Modelo de abordagem ao conhecimento do treinador: Coaching Model (Cotê, J., 1998). A esfera ambiental e a esfera comportamental. Descrição dos factores condicionantes do desenvolvimento de cada uma das componentes.

Exemplos práticos e resultados de investigações orientadas para a caracterização do conhecimento do treinador.

A evolução do conhecimento do treinador ao longo das diversas fases da sua carreira desportiva.

Resumo final de aula com um sumário das ideias mais relevantes.

Bibliografia:

Carter, A., & Bloom, G. (2009). Coaching knowledge and success: Going beyond athletic experiences. Journal of Sport Behavior, 32, 419-437.

Cótê, J., Salmela, J., Trudel, P., Baria, A., & Russel, S.  (1995). The coaching model: A grounded assessment of expert gymnastic coaches’ knowledge. Journal of Sport and Exercise Psychology, 17, 1-17.

 Côté, J., Young, B., North, J., & Duffy, P. (2007). Towards a definition of excellence in sport coaching. International Journal of Coaching Science, 1, 3-17.

 Werthner, P., & Trudel, P. (2006). A new theoretical perspective for understanding how coaches learn to coach. The Sport Psychologist, 20, 198-212.    


A metodologia do treino da táctica.

9 Novembro 2016, 14:30 António Paulo Pereira Ferreira

Os princípios metodológicos do treino da táctica: o princípio da sistematização, o princípio do carácter alternativo, a unidade entre a formação táctica elementar e complexa, a unidade entre a formação táctica individual e colectiva, a unidade entre a formação táctica teórica e prática, o princípio da síntese óptima indutiva e dedutiva; o princípio do aumento progressivo das dificuldades e perturbações, o princípio da especificidade e identidade da tarefa. 


Exemplos práticos e discussão centrada nos diversos exemplos relatados e partilhados pelo grupo. Ligação à tarefa de avaliação prática a que os alunos estão obrigados a desenvolver e apresentar.

Bibiliografia:
Araújo, J. (1992). Basquetebol. Preparação técnica e táctica. Lisboa, FPB.

Castelo, J.; Barreto, H., Alves, F.; Santos, P., Carvalho, J.; Vieira, J.  (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.

Ferreira, A. (2002). Ensinar o jovem a jogar...A melhor solução para a aprendizagem da técnica e da táctica. Rev. Treino Desportivo, 20, 35-41.


Planeamento e Técnica

9 Novembro 2016, 13:00 César Peixoto

Planeamento e Técnica


Periodização

Tempos de organização

enquadramento do Macro, Mesos e micros ciclos



O conhecimento táctico do treinador e do jogador. Características, especificidades, actualidade da investigação.

8 Novembro 2016, 11:00 António Paulo Pereira Ferreira

O jogador experiente e o aprendiz. O contraste das características do seu conhecimento táctico.


A diferença entre o saber o quê e como fazer e o fazer: o conhecimento declarativo, procedimental e o conhecimento em acção.

As três grandes abordagens evolutivas do conhecimento táctico do jogador: abordagem cognitivista, abordagem behaviorista e abordagem ecológica.

O conhecimento táctico do jogador como o conhecimento em acção: a relação entre as regras de acção, a organização do jogo e as competências motoras. Exemplos e aplicações ao treino.

Resumo final de aula com um sumário das ideias mais relevantes.

Bibliografia:

Baker, J.; Horton, S.; Robertson-Wilson, J.; Wall, M. (2003) Nurturing sport expertise: Factors influencing the development of elite athlete. Journal of Sport Science and Medicine, 2, p. 1-9.  

Costa, J.; Garganta, J.; Fonseca, A.; Botelho, M. (2002).  Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. R.P.C.D., 2 (4), 7-20.

Giacomini, D.; Greco, P. (2008). Comparação do conhecimento táctico processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. R.P.C.D., 8 (1), 126-136.


Meios e Métodos de treino da Técnica

26 Outubro 2016, 13:00 César Peixoto

Meios e Métodos de treino da Técnica


desenvolvimento

Performance e diferenciação