Sumários
O conhecimento do treinador: origem, desenvolvimento e investigação.
15 Novembro 2016, 11:00 • António Paulo Pereira Ferreira
O conhecimento táctico do treinador e as suas diferenças relativamente ao que o jogo solicita do jogador.
As características da actividade do treinador que justificam um quadro de conhecimento muito específico. A relação entre conhecimento formal, informal e crenças ou teorias implícitas.
Modelo de abordagem ao conhecimento do treinador: Coaching Model (Cotê, J., 1998). A esfera ambiental e a esfera comportamental. Descrição dos factores condicionantes do desenvolvimento de cada uma das componentes.
Exemplos práticos e resultados de investigações orientadas para a caracterização do conhecimento do treinador.
A evolução do conhecimento do treinador ao longo das diversas fases da sua carreira desportiva.
Resumo final de aula com um sumário das ideias mais relevantes.
Bibliografia:
Carter, A., & Bloom, G. (2009). Coaching knowledge and success: Going beyond athletic experiences. Journal of Sport Behavior, 32, 419-437.
Cótê, J., Salmela, J., Trudel, P., Baria, A., & Russel, S. (1995). The coaching model: A grounded assessment of expert gymnastic coaches’ knowledge. Journal of Sport and Exercise Psychology, 17, 1-17.
Côté, J., Young, B., North, J., & Duffy, P. (2007). Towards a definition of excellence in sport coaching. International Journal of Coaching Science, 1, 3-17.
Werthner, P.,
& Trudel, P. (2006). A new theoretical perspective for understanding how
coaches learn to coach. The Sport Psychologist, 20, 198-212.
A metodologia do treino da táctica.
9 Novembro 2016, 14:30 • António Paulo Pereira Ferreira
Os princípios metodológicos do treino da táctica: o princípio da sistematização, o princípio do carácter alternativo, a unidade entre a formação táctica elementar e complexa, a unidade entre a formação táctica individual e colectiva, a unidade entre a formação táctica teórica e prática, o princípio da síntese óptima indutiva e dedutiva; o princípio do aumento progressivo das dificuldades e perturbações, o princípio da especificidade e identidade da tarefa.
Exemplos práticos e discussão centrada nos diversos exemplos relatados e partilhados pelo grupo. Ligação à tarefa de avaliação prática a que os alunos estão obrigados a desenvolver e apresentar.
Araújo, J. (1992). Basquetebol. Preparação técnica e táctica. Lisboa, FPB.
Castelo, J.; Barreto, H., Alves, F.; Santos, P., Carvalho, J.; Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.
Ferreira, A. (2002). Ensinar o jovem a jogar...A melhor solução para a aprendizagem da técnica e da táctica. Rev. Treino Desportivo, 20, 35-41.
Planeamento e Técnica
9 Novembro 2016, 13:00 • César Peixoto
Planeamento e Técnica
O conhecimento táctico do treinador e do jogador. Características, especificidades, actualidade da investigação.
8 Novembro 2016, 11:00 • António Paulo Pereira Ferreira
O jogador experiente e o aprendiz. O contraste das características do seu conhecimento táctico.
A diferença entre o saber o quê e como fazer e o fazer: o conhecimento declarativo, procedimental e o conhecimento em acção.
As três grandes abordagens evolutivas do conhecimento táctico do jogador: abordagem cognitivista, abordagem behaviorista e abordagem ecológica.
O conhecimento táctico do jogador como o conhecimento em acção: a relação entre as regras de acção, a organização do jogo e as competências motoras. Exemplos e aplicações ao treino.
Resumo final de aula com um sumário das ideias mais relevantes.
Meios e Métodos de treino da Técnica
26 Outubro 2016, 13:00 • César Peixoto
Meios e Métodos de treino da Técnica