O conhecimento do treinador: origem, desenvolvimento e investigação.
15 Novembro 2016, 11:00 • António Paulo Pereira Ferreira
O conhecimento táctico do treinador e as suas diferenças relativamente ao que o jogo solicita do jogador.
As características da actividade do treinador que justificam um quadro de conhecimento muito específico. A relação entre conhecimento formal, informal e crenças ou teorias implícitas.
Modelo de abordagem ao conhecimento do treinador: Coaching Model (Cotê, J., 1998). A esfera ambiental e a esfera comportamental. Descrição dos factores condicionantes do desenvolvimento de cada uma das componentes.
Exemplos práticos e resultados de investigações orientadas para a caracterização do conhecimento do treinador.
A evolução do conhecimento do treinador ao longo das diversas fases da sua carreira desportiva.
Resumo final de aula com um sumário das ideias mais relevantes.
Bibliografia:
Carter, A., & Bloom, G. (2009). Coaching knowledge and success: Going beyond athletic experiences. Journal of Sport Behavior, 32, 419-437.
Cótê, J., Salmela, J., Trudel, P., Baria, A., & Russel, S. (1995). The coaching model: A grounded assessment of expert gymnastic coaches’ knowledge. Journal of Sport and Exercise Psychology, 17, 1-17.
Côté, J., Young, B., North, J., & Duffy, P. (2007). Towards a definition of excellence in sport coaching. International Journal of Coaching Science, 1, 3-17.
Werthner, P.,
& Trudel, P. (2006). A new theoretical perspective for understanding how
coaches learn to coach. The Sport Psychologist, 20, 198-212.