Currículo

Desenvolvimento Tático-Estratégico no Futebol DTnF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Conhecer e discutir as bases conceptuais fundamentais na estruturação do modelo de jogo (treinador, jogadores, contexto competitivo), assim como os aspetos inerentes ao seu desenvolvimento (estrutural, relacional,comportamental). C2. Analisar os fundamentos operacionais utilizados na evolução do modelo de jogo (exercício de treino, sessão de treino e microciclo padrão). A1. Organizar e utilizar os dados obtidos na avaliação da equipa e do contexto, para a construção de um modelo de jogo. A2. Construir e integrar fundamentos de organização estrutural e dinâmica, para o desenvolvimento individual e coletivo. A3. Estruturar e implementar exercícios, sessões e microciclos de treino, com vista à modelação tático-estratégica da equipa. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo elevada capacidade colaborativa. Cp2. Integrar conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática. Cp3. Tratar e interpretar informação, para o desenvolvimento do planeamento e condução técnica.

Programa

1. Modelação sistémica do jogo 1.1 Conceptualização estrutural e funcional 1.2 Análise e revisão teórica (perspetiva ecológica, dinâmica e complexa) 1.3 Fundamentos do modelo de jogo (treinador, jogadores e contexto competitivo) 1.4 Treinador como agente regulador 2. Modelo de jogo – construção e desenvolvimento 2.1 Organização estática ou estrutural 2.1.1 Sistemas de jogo 2.2 Organização dinâmica 2.2.1 Componente relacional (princípios de jogo) 2.2.2 Componente tática (funções e tarefas) 2.3 Organização estático-dinâmica 2.3.1 Esquemas táticos 2.4 Tendências evolutivas 2.5 Desenvolvimento individual no modelo de jogo 2.6 Indicadores de performance tática 3. Operacionalização do modelo de jogo 3.1 Adequação ao ciclo de treino 3.2 Construção de exercícios de treino (representatividade e especificidade) 3.3 Desenho da sessão de treino 3.4 Microciclo padrão 3.5 Planeamento estratégico 3.6 Plano tático semanal

Método de Avaliação

A UC encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam quatro tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais, estudos-caso b) situações de simulação em contexto de treino, c) semanas de campo, e d) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificaçãoigual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exame prático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Futebol. Organização dinâmica do jogo.: Ed. Universitárias Lusófonas (3ª edição). Lisboa. 2009 Castelo, J.
  • Match analysis in football.: Sarmento, H. et al. 2014 A systematic review. J Sports Sci. 32(20): 1831-1843.
  • Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação.: Teoldo, I., et al. 2009 Motriz, v15 (3), 657-668.
  • Modelo de Jogo e Processo de Ensino no Futebol: Princípios Globais e Específicos.: Casarin, R., et al. 2011 Movimento, 17(3), 133-152.
  • Match analysis within the coaching process: a critical tool to improve coachefficacy: Fernandez-Echeverria, C., et al. 2017 Int J Performance Analysis Sport, 17:1-2, 149-163.
  • El modelo de juego en el fútbol. De la concepción teórica al diseñopráctico.: Martín-Barrero, A. & Martínez-Cabrera, F. 2019 Retos, 36, 543-551.
  • The foundations of tatics and strategy in team sports.: Grehaigne, J. et al. 1999 J Teach Physical Edu. 18(2): 159-172.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre