Currículo

Fundamentos Técnicos e Táticos FTeT

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Conhecer e interpretar objetivos e etapas das fases defensivas e ofensivas, tendo por base as vantagens e desvantagens que emergem das situações de jogo. C2. Reconhecer e discutir as funções e comportamentos dos jogadores de acordo com o posicionamento, visando odesenvolvimento técnico e tático. C3. Compreender dinâmicas de coordenação intra e intersectorial, de acordo com os dife-rentes sistemas e métodos de jogo. A1. Construir e adaptar exercícios de treino que visem o desenvolvimento técnico-tático de jogadores e equipas. A2. Observar e discutir os aspetos estruturantes das equipas em confronto, em particular a sua adaptação em termostáticos e estratégicos, com resolução de problemas baseada em factos. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo elevada capacidade colaborativa. Cp2. Integração de conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática. Cp3. Tratamento e interpretação de informação no desenvolvimento de processos de planeamento e condução técnica.

Programa

1. Simplificação da estrutura complexa do jogo – as fases de jogo. 1.1 Etapas do processo ofensivo 1.2 Etapas do processo defensivo 1.3 Relação conceptual entre etapas e momentos do jogo 2. Estruturação de uma equipa de futebol 2.1 A configuração da identidade coletiva 2.1.1 Interação, posicionamento e movimento coletivo 2.1.2 Interdependência entre perda/recuperação da bola 2.2 Funções dos jogadores 2.3 Comportamentos técnico-táticos 3. Desenho estrutural da equipa 3.1 Sistema de jogo – definição e conceitos 3.2 A configuração estrutural coletiva 3.3 Coordenação intra e intersectorial 4. Métodos de jogo 4.1 Ofensivos (ataque posicional, ataque rápido e contra-ataque) 4.2 Defensivos (individual, mista, zona e zona pressionante) 5. Conceção e operacionalização do treino no âmbito da complexidade 5.1 Conceção metodológica e aplicabilidade 5.2 Representatividade dos exercícios de treino 5.3 Manipulação dos constrangimentos 5.4 Fundamentos práticos para a otimização do jogo

Método de Avaliação

A UC encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam quatro tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais e estudos-caso b) situações de simulação em contexto de treino, c) semanas de campo, e d) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The role of ecological dynamics in analysing performance in team sports.: Vilar, L. et al. 2012 Sports Med, 42(1), 1-10.
  • Organização dinâmica do jogo.: Castelo, J. 2009 Lisboa: Edições Universitárias Lusófo-nas.
  • Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol, in Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar: Garganta, J. et al. 2013 Editora FADEUP (1ªed). Portugal, 199-264.
  • Measuring tactical behaviour in football.: Sampaio, J., & Maç ã s, V. 2012 Int J Sports Med, 33(5), 395–401.
  • Princípios de jogo e estratégias de treino de treinadores de jovens no futebol de elite.: Baggiotto, B. et al. 2021 J Sports Sci/Rev Ciências Dep, 17(1), 45-58.
  • Analysing team coordination patterns from player movement trajectories soccer:methodological considerations.: Bartlett, R. et al. 2012 Int J Performance Analysis Sport, 12(2), 1.
  • Information, affordances, and the control of action in sport.: Fajen, B. et al. 2009 Int J Sport Psychology, 40(1), 79-107.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre