Currículo

Análise da Performance no Futebol AdPnF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Caracterizar e interpretar dados informacionais relevantes para análise da performance individual e coletiva. C2. Conhecer e diferenciar métodos de análise associados ao desenvolvimento técnico-tático e estratégico no futebol. C3. Identificar e discutir a utilização dos sistemas tecnológicos na análise do jogo, como forma de reconhecer astendências evolutivas do próprio jogo. A1. Selecionar e utilizar tecnologias específicas de recolha e organização de informação, no âmbito da observação eanálise do treino e competição. A2. Integrar a informação obtida nos processos de observação, na construção e apresentação de relatórios de análisedo treino e da competição. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, revelando uma elevada colaboração nas relações interpessoais. Cp2. Integração de conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática profissional. Cp3. Tratamento e interpretação de informação no desenvolvimento de processos de planeamento e condução técnica.

Programa

1. A natureza informacional do jogo de Futebol 1.1. A incerteza, variabilidade e complexidade do jogo 1.2. As possibilidades de ação disponibilizadas pela interação entre jogadores 2. A análise do jogo em futebol 2.1. História da análise do jogo, da origem à atualidade 2.2. Tendências atuais da análise do desempenho das equipas 2.3. A evolução tecnológica nos sistemas de análise 2.3.1. Análise notacional, sistemas de codificação e análise de vídeo 2.3.2. Integração de sensores, processamento de big data e visual analytics 2.3.3. Sistemas de tracking manual, semiautomático e automático 3. Preparação e scouting 3.1. Tipologia de scouting 3.2. Desenvolvimento de metodologias de análise 3.3. A coerência entre modelo de jogo e modelo de análise 3.4. Integração da informação no processo de preparação 4 - Análise do treino em futebol 4.1 - Multidisciplinariedade da análise 4.2 - Indicadores de performance – físicos, técnicos e táticos 4.3 - Métodos e sistemas de observação e análise

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão daaprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam quatro tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais eestudos-caso, b) recolha, tratamento e análise de dados, c) master classes, e d) semanas de campo. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). Aaprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificaçãoigual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Performance analysis in team sports.: Passos, P., Araújo, D., & Volossovitch, A. 2016 London. Routledge.
  • Soccer Analytics: Successful coaching through match analysis.: Franks, I., Hughes, M. 2016 Meyer & Meyer Sport,UK Ltd.
  • Artificial intelligence in sport performanceanalysis (1st ed.): Araújo, D., Couceiro, M. S., Seifert, L., Sarmento, H., Davids, K. 2021 Routledge.
  • What performanceanalysts need to know about research trends in association football (2012-2016): A systematic review.: Sarmento, H., Clemente, F. M., Araújo, D., Davids, K., McRobert, A., & Figueiredo, A. 2018 Sports Medicine,48(4), 799-836.
  • Illustrating changes in landscapes ofpassing opportunities along a set of competitive football matches.: Gómez‑Jordana, L., Amaro e Silva, R., Milho, J., Ric, A., & Passos, P. 2021 Scientific Reports. 11, 9792.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre