Currículo
Desenvolvimento do Jovem Futebolista DdJF
Contextos
Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
C1. Reconhecer a influência do crescimento e maturação no desempenho de jovens jogadores, relacionando-a com benefícios e riscos da prática desportiva em idade pediátrica. C2. Compreender conceitos de prontidão desportivo-motora, treinabilidade, especialização precoce e talento. C3. Conhecer diferentes modelos de formação desportiva, relacionando-os com o treino das capacidades motoras. C4. Identificar os objetivos de diferentes etapas da seleção desportiva relacionando-os com a formação desportiva delongo prazo. A1. Selecionar e prescrever, com base em evidência científica, métodos de treino das capacidades motoras em idadepediátrica. A2. Interpretar planos de desenvolvimento de futebolistas a longo prazo. A3. Reconhecer e utilizar princípios metodológicos de seleção desportiva a longo prazo. Cp1. Transferir conhecimentos e aptidões para contextos reais de prática. Cp2. Integrar saberes no desenvolvimento do planeamento e condução de treino, e seleção de jovens futebolistas.
Programa
1. Formação desportiva de jovens 1.1 Objetivos do desporto infanto-juvenil 1.2 Benefícios e riscos da prática desportiva na idade pediátrica 2. Crescimento, maturação e desempenho desportivo 2.1 Etapas de desenvolvimento humano 2.1 Idade cronológica e idade maturacional 2.2 Desempenho aeróbio e anaeróbio das crianças e jovens 2.3 Prontidão desportivo-motora, treinabilidade e especialização precoce 3. Treino condicional e coordenativo de jovens jogadores 3.1 Treino das capacidades coordenativas e habilidades motoras específicas 3.2 Treino de velocidade 3.3 Treino de força 3.4 Treino de resistência 4. Modelos de formação desportiva de jovens futebolistas 4.1 Long-Term Athlete Development 4.2 Youth Physical Development 4.3 Developmental Model of Sport Participation 5. Identificação, seleção e desenvolvimento de talentos no futebol 5.1 A complexidade do talento desportivo 5.2 Seleção de jovens futebolistas 5.3 Princípios metodológicos e etapas da seleção desportiva
Método de Avaliação
A UC encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominância de quatro tipos de prática pedagógica: a) expositiva e de seminário/debate, recurso a materiais audiovisuais e/ou estudos de caso, e b)simulação do papel de treinador em contexto de treino, c) master classes e d) semanas de campo. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 126.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Identificação e desenvolvimento de talentos em jogos desportivos.: Volossovitch, A. 2019 In P. Roque, & Barata, J.(Eds.), Anuário de treino desportivo 2019. Esperanças Olímpicas (pp.25-39). Lisboa: Comité Olímpico de Portugal.
- Youth Football.: Bénézet, J.M. & Hasler, H. 2016 FIFA Education and Technical Development Department.
- Physiology of sport and exercise.: Wilmore, J., Costill, D., Kenney, W. 2008 Champaign: Human Kinetics.
- The Young Athlete. Encyclopedia of Sports Medicine, vol XIII.: Hebestreit, H. & Bar-Or, O. (eds.) 2008 Oxford:Blackwell Publishing.
- Desenvolvimento motor na Infância.: Cordovil, R., & Barreiros, J. (eds.) 2014 Lisboa: Ed. FMH.
- Youth Sports. Participation, Trainability andReadiness.: Silva, M., Figueiredo, A., Elferink-Gemser, M., Malina, R. 2009 Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.