Currículo

Didática no Futebol Jovem DdFJ

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Identificar e discutir os objetivos, meios e formas de organização do treino em futebolistas com idade pré-pubertária. C2. Reconhecer as diferenças entre modelos de formação e de especialização no futebol. C3. Compreender e discutir as necessidades para o perfil de treinador no futebol de formação. A1. Analisar de forma crítica os projetos de formação de futebolistas inerentes a diferentes contextos, de acordo com modelos de desenvolvimento de longo prazo e as necessidades de seleção desportiva. A2. Interpretar e relacionar os princípios de coordenação interpessoal no futebol, com as necessidades dedesenvolvimento individual. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo uma elevada capacidade colaborativa nas relações interpessoais. Cp2. Tratamento e interpretação de informação no desenvolvimento de processos de planeamento e condução técnica.

Programa

1. Organização do treino em jovens futebolistas (objetivos, meios e formas). 2. Modelos de ensino e modelos de especialização. 3. Perfil do Treinador de formação. Competências pessoais, técnico-profissionais e éticas. 4. Oferta competitiva no futebol de formação. 4.1 Quadros competitivos 4.2 Desenvolvimento individual versus desenvolvimento da equipa 5. Modelos de jogo, de jogador e de treino. Conceitos e diferenciação.

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se totalmente organizada em sessões teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam três tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva, demonstrativa e seminário/debate, usando materiais audiovisuais e/ou estudos de caso, b) resolução de tarefas/problemas, e c) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 60%); (ii) teórico-prática (trabalho / resolução de problema – 40%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 56.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The game variants in Europe. Trends and perspectivesduring youth competitive stages.: Brito, Â., Duarte, R., Diniz, A., Maia, J., & Garganta, J. 2017 Motriz: Revista De Educação Física, 23(3).
  • An ecological dynamics approach to skill acquisition:Implications for development of talent in sport.: Keith, D., Araujo, D., Vilar, L., Renshaw, I., Pinder, R. 2013 Talent Development and Excellence, 5(1), pp. 21-34.
  • Fundamentos e práticas para o ensino e treino dofutebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos.: Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J., Rebelo, A. 2013 Ensinar a jogar (pp. 199-263). Editora FADEUP.
  • Identifying excellent coaching practice along the sporting pathway.: Allen, J., Bell, A., Lynn, A., Taylor, J., & Lavallee, D. 2012 Sports Coach UK
  • Youth development in football – lessons from the world’s best academies.: Nesty, M., Sully, C. 2015 London.Routledge

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre