Currículo

Metodologia do Treino em Futebol MdTeF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Identificar e relacionar os princípios que garantem uma elevada relação entre estímulo de treino e jogo. C2. Conhecer e interpretar ferramentas de conceção de exercícios de treino e de processos de planeamento, promovendo adaptações em jogadores e equipas. A1. Construir e aplicar exercícios de treino de acordo com objetivos físico-energéticos, técnico-motores e tático-informacionais. A2. Reconhecer e manipular os constrangimentos do exercício de treino, recolhendo dados e resolvendo problemas de natureza metodológica. A3. Analisar e interpretar a dinâmica semanal do exercício de treino em contextos reais, e desenvolver processos deevolução individual e coletiva. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo elevada capacidade colaborativa. Cp2. Integrar conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática, através de processos de planeamento e condução técnica. Cp3. Utilizar a informação obtida em treino/competição, ao nível da performance e/ou prevenção de lesões.

Programa

1. Introdução ao treino de futebol: relação jogador/exercício 2. Efeitos biológicos do exercício de treino 3. O exercício de treino 3.1 Princípios 3.1.1 Assegurar affordances representativas 3.1.2 Acoplamento informação-ação 3.1.3 Variabilidade e dependência contextual das ações 3.1.4 Constrangimentos das ações dos jogadores 3.2 Componentes estruturais 3.3 Os objetivos de treino 3.3.1 Não representativos ou não específicos 3.3.2 Representativos ou específicos 3.4 Manipulação dos constrangimentos 3.5 Dificuldade e complexidade 4. Planeamento e periodização no Futebol 4.1 Conceitos e modelos 4.2 O ensino do jogo versus rendimento 4.3 Interação entre desenvolvimento individual e de equipa

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam cinco tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais, b) situações de simulação em contexto de treino, c) recolha e análise de dados para resolução de problemas, d) masterclasses, e e) semanas de campo. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho / resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificaçãoigual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • How small-sided and conditioned games enhance acquisition ofmovement and decision-making skills.: Davids, K., Araújo, D., Correia, V., & Vilar, L. 2013 Exer Sport Sci Rev, 41(3), 154-161.
  • The influence of pitch dimensions on performance during small-sided and conditioned soccer games.: Vilar, L., Duarte, R., Silva, P., Chow, J. Y., & Davids, K. 2014 J Sports Sci, 32(19), 1751-1759.
  • Sport competition as a dynamical self-organizing system.: Mcgarry, T, et al. 2002 J Sports Sci, 20 (10), 771-781.
  • Varying numbers of players in small-sided soccer games modifies action opportunities during training.: Vilar, L., et al. 2014 Int J Sports Sci Coach, 9(5), 1007-1018.
  • Dos constrangimentos da aç ã o à liberdade de (inter)aç ã o, para um Futebol com pé s e cabeç a. InDuarte Araú jo (Ed.). O contexto da decisã o. A aç ã o tá tica no desporto, 179-190.: Garganta, J. 2005 Lisboa: Visã o e Contextos.
  • Futebol: Guia prático de exercícios de treino.: Castelo, J. 2003

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2024/2025 - 2.º Semestre

2022/2023 - 2.º semestre