Currículo

Avaliação e Monitorização do Treino e Competição AeMdTeC

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Reconhecer e discutir os princípios do treino das qualidades físicas no futebol, de acordo com o contexto desportivo. C2. Interpretar dados recolhidos em treino e competição, através de instrumentação e tecnologia específica. C3. Compreender e analisar criticamente os processos de prevenção de lesões e recuperação pós-lesão. A1. Selecionar e utilizar metodologias e tecnologias específicas de recolha e tratamento de informação, em treino e competição. A2. Organizar e manipular, planos integrados de treino das qualidades físicas, adaptados a atletas e equipas, tendo por base a informação disponível e a evidência científica. Cp1. Integração de conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática. Cp2. Utilização da informação obtida em treino e competição, em processos de planeamento e condução técnica, com vista à performance e/ou prevenção de lesões. Cp3. Integração da evidência científica na tomada de decisões metodológicas e técnicas.

Programa

1. Relação entre os modelos de periodização e o futebol 1.1 Principais variáveis a considerar (pré-época, competitivo, off season) 1.2 Macro e microestrutura 2. Avaliação física no futebol 2.1 Importância e especificidade da avaliação física no futebol 2.2 Testes de avaliação física (e.g., Yo-Yo Intermittent Recovery Test, T-Test, Vertical Jump, Repeat Sprint Ability,Sprint) 3. Monitorização e gestão da carga de treino 3.1 Indicadores de carga interna (i.e., fisiológicos, perceção de esforço e questionário wellness) 3.2 Indicadores de carga externa (i.e., métricas de GPS) 3.3 Relação carga-performance 3.4 Determinação da carga ótima 4. Prevenção de lesões e recuperação no futebol 4.1 Incidência de lesões e síndrome de sobre treino 4.2 Programas e estratégias para prevenção de lesões e return to play 4.3 Periodização das estratégias de recuperação no futebol

Método de Avaliação

A UC encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam cinco tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais e case-studies, b) situações de simulação, c) recolha, tratamento e análise de dados, d) master classes, e e) semanas de campo. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Physiological demands of football.: Bangsbo, J. 2014 Sports Science Exchange, 27.
  • Match analysis in football. A systematic review.: Sarmento, H. et al. 2014 J Sports Sciences. 32(20): 1831-1843.
  • Validity and reliability of speed tests used in soccer: A systematic review.: Altmann, S., et al. 2019 PLOS ONE 14(8).
  • The relationship between the performance of soccer players on the curved sprinttest, repeated sprint test, and change-of-direction speed test.: Baranovic, T, Zemková, E. 2021 Appl. Sci. 2021, 11, 5355.
  • Monotoring training in soccer: measuring and periodising training loads.: Coutts, A, et al. 2008 In A. Delal (Ed.),Physical Preparation for Soccer.
  • Use of RPE - based training load in soccer.: Impellizzeri, F., et al. 2004 Med Sci Sports & Exercise, 36(6), 1042-1047.
  • Validity of Simple Field Tests as Indicators of Match-Related Physical Performance in Top-Level Professional Soccer Players.: Rampinini, E., et al. 2007 Int J Sports Med. 28. 228-35.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre