Currículo

Treino das Qualidades Físicas em Futebol TdQFeF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Conhecer e analisar as condicionantes fisiológicas do desempenho em futebol, identificando os processos responsáveis pela fadiga e as determinantes bioenergéticas da performance. C2. Reconhecer e interpretar os princípios do treino das qualidades físicas no contexto do treino de futebol. C3. Analisar métodos de avaliação das qualidades físicas, com vista ao desenvolvimento de atletas e equipas. A1. Reconhecer e utilizar processos de prescrição de treino, visando o desenvolvimento das qualidades físicas condicionais e coordenativas. A2. Estruturar e aplicar protocolos de avaliação das qualidades físicas em futebolistas, integrando os resultados no planeamento dos ciclos de treino. Cp1. Integrar conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática. Cp2. Utilizar a informação obtida em treino, competição e avaliação na otimização do rendimento e na prevenção de lesões. Cp3. Recolher e interpretar informação no desenvolvimento de processos de planeamento e condução física e técnica.

Programa

1. Caracterização metabólica e do esforço no Futebol 2. Treino da força no futebol 2.1 Manifestações da força – métodos de treino e adaptações 2.2 Grupos musculares relevantes para o jogador de futebol 2.3 Avaliação da força 3. Treino da resistência no futebol 3.1 Bioenergética e função cardiorrespiratória 3.2 Métodos de treino da resistência 3.3 Produção energética aeróbia e anaeróbia e avaliação da resistência 4. Treino da velocidade e agilidade no futebol 4.1 Manifestações da velocidade 4.2 Métodos de treino da velocidade e agilidade 4.3 Avaliação da velocidade e agilidade 5. Treino da flexibilidade no futebol 5.1 Métodos de treino da flexibilidade 5.2 Avaliação da flexibilidade 6. Planeamento e periodização das qualidades físicas no futebol 6.1 Aplicação dos conceitos de adaptação fisiológica e carga de treino no futebol 6.2 Organização dos ciclos de treino no futebol (estudo prévio e objetivos) 6.3 Construção do microciclo (variáveis dos exercícios, cargas, regime de esforço)

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominância de cinco tipos de prática pedagógica: a) expositiva e de seminário/debate, com recurso a materiais audiovisuais, e b) simulação do papel de treinador, c) recolha e análise de dados, d) semanas de campo, e e) masterclasses. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por2 dimensões: (i) teórica (uma frequência – 50%); (ii) teórico-prática (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificaçãoigual ou superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exame prático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Science and application of high-intensity interval training.: Laursen, P & Buchheit, M 2019 Champaing, IL: Human Kinetics.
  • High-intensity interval training, solutions to the programming puzzle Part II:Anaerobic energy, neuromuscular load and practical applications: Buchheit, M & Laursen, P 2013 Sports Med, 43(10), 927-54.
  • Effects of small-sided games vs. running-based high-intensity interval training on physica lperformance in soccer players.: Clemente, F, et al. 2021 Front Physiol. 12:642703.
  • Designing resistance training programs.: Fleck S & Kraemer W 2004 Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Training and testing physical capacities for elite soccer players.: Hoff, J 2005 J Sports Sci, 23(6), 573–582.
  • Métodos de Treino da Força. In: Treino da Força – Vol 1: Princípios biológicos emétodos de treino.: Mil-Homens, P, et al. 2015 FMH. Lisboa, 129-153.
  • Strength and conditioning for soccer players.: Turner, A & Stewart, P 2014 Strength & Cond J, 36(4), 1–13.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre