Currículo

Medicina do Treino em Futebol MdTeF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Identificar e relacionar os fundamentos nutricionais que influenciam o desempenho, e discutir os efeitos, riscos e alternativas de substâncias e métodos ergogénicos. C2. Conhecer e discutir, ética e cientificamente a realidade do doping e dos processos de antidopagem. C3. Reconhecer e analisar os fatores de risco de lesão, discutindo teorias, metodologias e estratégias de prevenção de lesões. A1. Selecionar e estruturar estratégias básicas para a manipulação das escolhas nutricionais e dos métodos de treino para maximizar o desempenho. A2. Discutir métodos de prevenção e controlo antidopagem no futebol. A3. Planear a reintegração no treino do jogador lesionado em colaboração com a equipa multidisciplinar, prescrevendo planos de prevenção de lesões de acordo com os fatores de risco. Cp1. Utilização da informação obtida em treino e competição com objetivos de performance e/ou prevenção de lesões. Cp2. Integração da evidência científica na tomada de decisões metodológicas e técnicas.

Programa

1. Conceitos de nutrição na saúde, no exercício e no desporto. 2. Necessidades energéticas e nutricionais dos futebolistas. 3. Hidratação e equilíbrio eletrolítico na saúde e no programa de treino e competição. 4. Suplementos nutricionais e alimentos adaptados às necessidades específicas dos atletas: protocolo, evidência e fronteira entre o lícito e ilícito. 5. Antidopagem: direitos e deveres. Métodos proibidos e malefícios orgânicos das substâncias dopantes. 6. Nutrição na prevenção e recuperação da fadiga e da lesão no atleta de futebol. 7. Epidemiologia das lesões desportivas. 8. Conceitos fundamentais em medicina desportiva: 8.1 Tipo de lesão (lesão muscular, capsulo-ligamentar e tendinopatia) 8.2 Fatores de risco 8.3 Time loss e return to play 9. Prevenção de lesões: efeitos e estruturação. 9.1 Planos de prevenção de lesões: especificidade do contexto 9.2 Marcadores de lesão. 10. Recuperação do esforço: 10.1 Recuperação passiva e ativa 10.2 Dor muscular retardada

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam quatro tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva, usando materiais audiovisuais e estudos de caso, b)master classes, c) análise de dados, e d) semanas de campo. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) conhecimentos (uma frequência – 60%); (ii) aptidões (trabalho/resolução de problema – 40%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Desporto de Alta Competição: Que Fair-Play? É possível um desporto de alta competição semdopagem?: Pereira, G. J. 1997 Lisboa: Livros Horizonte.
  • A guide to the world Anti-Doping Code: The Fight for the Spirit of Sport.: David, P. 2017 Cambridge: University Press.
  • Nutrition for Sport, Exercise, and Health.: Spano, M. et al. 2018 Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Nutrition & Athletic Performance.: ACSM & ANDDC 2016 Med Sci Sports Exer, 48(3), 543-568
  • Nutrition and culture in professional football.: Ono, M. et al. 2012 App, 58, 98-104.
  • Treino de força na reabilitação e prevenção de lesões.: Vaz, J. R., Oliveira, R. 2017 Mil-Homens, P.; Pezarat-Correia,P.; Mendonça, G.V., Treino de Força. Volume 2, 1st ed.
  • Sports Injury Prevention.: Bar, R. & Engebretsen, L. 2009 Oxford: Willey-Blackwell.
  • A six stage operational framework for individualizing injury risk management in sport.: Roe, M. et al. 2017 InjuryEpidemiology. 4:26.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre