Currículo

Intervenção do Treinador IdT

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Identificar e relacionar as diferentes dimensões em que decorre a intervenção do treinador. C2. Conhecer e interpretar técnicas e estratégias de intervenção que sustentam a prática do treinador nas diferentes dimensões em que se expressa a sua atividade. A1. Desenvolver e interpretar competências de planeamento, organização, condução e avaliação dos processos de treino e competição. A2. Reconhecer e utilizar ferramentas de gestão, relação e formação profissional que se adequem aos diferentes planos da intervenção do treinador. A3. Implementar processos de reflexão e de mentoring enquanto processos de melhoria e formação continuada da intervenção do treinador. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo uma elevada capacidade colaborativa nas relações interpessoais. Cp2. Integração de conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática em futebol. Cp3. Tratamento e interpretação de informação no desenvolvimento das diferentes formas de intervenção do treinador.

Programa

1. O Treinador 1.1 História e desenvolvimento da função/profissão 1.2 Dimensões de intervenção, papéis e os estilos 1.3 Modelos de coaching 2. A dimensão da preparação desportiva 2.1 Planeamento, condução e avaliação do treino 2.2 Preparação e direção da competição 2.3 Eficácia técnica e pedagógica do treinador 3. A dimensão gestão 3.1 Construção da equipa técnica e a relação entre pares 3.2 Gestão da equipa e do clube 3.3 Recrutamento, construção da equipa e orçamentos 4. A dimensão psicológica 4.1 Estilos de liderança 4.2 Comunicação como fator de eficácia da intervenção 4.3 Motivação dos jogadores, da equipa e da organização 5. A dimensão socio-cultural 5.1 Comunicação social e o agenciamento desportivo 5.2 Influências social-culturais da intervenção do treinador 6. A dimensão do desenvolvimento profissional 6.1 Conhecimento, educação e formação 6.2 Desenvolvimento da filosofia do treinador 6.3 Ética e código deontológico

Método de Avaliação

A UC encontra-se totalmente organizada em sessões teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam quatro tipos de práticas pedagógicas: a)expositiva e seminário/debate, usando materiais audiovisuais e case-studies, b) situações de simulação, c) resoluçãode problemas, e d) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) conhecimentos (uma frequência – 50%); (ii) aptidões (trabalho/resolução de problema – 50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exame prático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 56.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ser treinador.: Araújo, J. 1994 Editorial Caminho.
  • Foundations of sports coaching. Applying theory to practice (3rd ed.).: Ashley, G. 2021 London, Routledge, Taylor &Francis Group.
  • Understanding sports coaching: the social, cultural, and pedagogical foundations of coaching practice (2nd ed.).: Cassidy, T., Jones, R. & Potrac, P. 2008 London, Routledge, Taylor & Francis Group.
  • The Coaching Process: A Practical Guide to Becoming an Effective Sports Coach.: Kidman, L. & Hanrahan, S. 2011 London, Routledge, Taylor & Francis Group.
  • Saber treinar, aprende-se!: Lima, T. 2000 Lisboa, Centro de Estudos e formação Desportiva.
  • Sports coaching concepts. A framework for coaches’ behaviour.: Lyle, J. 2002 London, Routledge, Taylor & Francis Group.
  • A pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos coletivos (3ª ed.).: Mesquita, I. 2005 Lisboa, Livros Horizonte.
  • Foundations of sports coaching.: Robinson, Paul 2010 London, Routledge, Taylor & Francis Group.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre