Currículo

Liderança e Comunicação LeC

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Reconhecer funções, estilos e teorias da liderança, relacionando-as com contextos internos e externos à organização, e com os comportamentos do líder e das equipas. C2. Compreender como contextos, intenções/projetos, líder e equipa interagem e co-evoluem. C3. Identificar as interações por via da comunicação, as relações de poder, a ideologia, as escolhas e o impacto do meio envolvente. A1. Desenvolver instrumentos que visem melhorar as competências relacionadas com as aptidões da liderança. A2. Caracterizar as diferentes funções da liderança, ajustando-as aos projetos e contextos de prática profissional, e o impacto destes na interação líder-equipa. Cp1. Participar de forma empenhada, preparada e assertiva, exibindo elevada capacidade colaborativa nas relações interpessoais. Cp2. Integração de conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática profissional. Cp3. Recolha e tratamento de informação para o desenvolvimento de processos de definição estratégica e condução técnica.

Programa

1. Liderança em contextos complexos 1.1. Funções, Estilos e teorias da liderança. 1.1.1 As principais teorias da liderança: liderança em sistemas complexos. 1.1.2 Autoanálise, definição das intenções/projetos e caracterização dos contextos profissionais. 1.1.3 Processo de liderança: instrumentos, equipa, interação e co-evolução. Contribuir para o design da organização. 2. Comunicação 2.1 A natureza da interação local: comunicação, relações de poder, escolhas, e contextos de decisão. 2.2 Autoanálise, perceção do contexto e da equipa, processos de grupo e desenvolvimento de técnicas de melhoria dacomunicação horizontal e vertical. 3. Aceitar e gerir na complexidade: liderança e comunicação como processos heterárquicos, sensíveis ao contexto, einterdependente das pessoas envolvidas e respetiva intencionalidade.

Método de Avaliação

A UC encontra-se totalmente organizada em sessões teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos estudantes aceder aos conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam três tipos de prática pedagógica: a) expositiva e/ou demonstrativa, utilizando estudos de caso e seminário/debate, b) autoanálise e situações de simulação, e c) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e tem 2 dimensões: (i) teórica (frequência – 50%), e (ii) teórico-prática (trabalho/problema – 50%), na qual serão utilizados problemas/cenários reais de prática, determinando a necessidade de desenvolvimento de conteúdos e competênciasda UC. A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção declassificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 56.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Leadership in Sport. In G. Tenenbaum & R. C. Eklund (Eds.),: Arthur, C. & Bastardoz, N. 2020 Handbook of SportPsychology (4th ed., 344–371). New Jersey.
  • Leadership and social identity. In D. Hackfort & R. J. Schinke (Eds.): Frasen, K et al. 2020 The Routledge Int EncSport & Exerc Psych. Volume 1, 219–231. New York.
  • Conflict and communication in coach-athlete relationships.: Wachsmuth, S., & Jowett, S. 2020 In D. Hackfort & R. J.Schinke (Eds.), The Routledge Int Enc Sport & Exerc Psych. Volume 2, 192–212. New York.
  • Tools and techniques of leadership and management: Meeting the challenge of complexity.: Stacey, R. 2012 New York.
  • Talent identification and development in male football: Asystematic review.: Sarmento, H., Anguera, M. T., Pereira, A., & Araújo, D. 2018 Sports Med. 48(4), 907-931.
  • A Geração de Ouro. Viagem ao processo que revolucionou o futebol Português.: Sarmento, H., & Araújo, D. 2021 Lisboa: Lisbon International Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre