Currículo

Metodologia de Investigação no Futebol MdInF

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Conhecer, relacionar e discutir a viabilidade das metodologias de investigação em Ciências do Desporto e em particular no futebol. C2. Dominar conceitos fundamentais da investigação científica: problema, hipótese, desenho de investigação, método. A1. Selecionar e estruturar um desenho de investigação adequado ao projeto de investigação. A2. Identificar os aspetos teóricos e metodológicos para investigar problemas no domínio do futebol. A3. Aplicar desenhos de investigação a problemas científicos oriundos das várias áreas de investigação em Ciências do Desporto. Cp1. Participar de forma empenhada e assertiva, exibindo uma elevada capacidade colaborativa nas relações interpessoais. Cp2. Desenvolver as competências necessárias para a prática da investigação científica, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, recolha de dados, análise, interpretação e apresentação dos resultados.

Programa

1. Aspetos gerais das metodologias de investigação em Ciências do Desporto 1.1 Ideias que mobilizam o processo de investigação 1.2 Aspetos éticos da investigação científica 2. Questões, objetivos e hipóteses de investigação e estratégias para responder a essas questões 2.1 Usar teorias para construir hipóteses e realizar uma revisão de literatura. 2.2 Escolher um método 3. Validade da investigação 3.1 Natureza da investigação (validade interna) 3.2 Representatividade da investigação (validade externa) 4. Métodos interpretativos e experimentais de investigação em Ciências do Desporto 4.1 Métodos interpretativos e descritivos 4.2 Métodos correlacionais 4.3 Métodos experimentais e quasi-experimentais 5. Análise, apresentação e interpretação dos resultados 5.1 Análise exploratória (tabelas, medidas e gráficos) e inferencial dos dados 5.2 Descrever e interpretar os dados (significância dos dados por referência à teoria) 5.3 Comunicação escrita e oral da investigação.

Método de Avaliação

A unidade curricular encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam três tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, b) recolha, tratamento e análise de dados, e c) resolução de problemas. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade e é composta por 2 dimensões: (i) análise crítica de um estudo científico, no âmbito do Futebol, com ênfase nas etapas da metodologia de investigação científica (trabalho – 50%); (ii) exame teórico-prático, com utilização do software SPSS (frequência –50%). A aprovação implica a obtenção de uma classificação final não inferior a 9,5 valores, e a obtenção declassificação igual/superior a 8,0 valores em cada dimensão. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito – 50%) e (ii) aptidões (exameprático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Research Methods in Physical Activity, 7th Edition.: Thomas, J.R., Nelson, J.K., Silverman, S.J. 2015 Human Kinetics.
  • Complex Systems in Sport.: Davids, K., Hristovski, R., Araújo, D., Balague, N., Button, C., & Passos, P. (Eds.). 2014 London: Routledge.
  • Artificial intelligence in sport performanceanalysis (1st ed.): Araújo, D., Couceiro, M. S., Seifert, L., Sarmento, H., Davids, K. 2021 Routledge.
  • Nonlinear Analysis for Human Movement Variability.: Stergiou, N. 2015 London: CRC Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre